Bebê de 5 meses morre em creche de Itapecerica da Serra

Por Natália Bassi | 23/06/2021

Uma bebê de 5 meses morreu em uma creche na Rua Santos Dumont, em Itapecerica da Serra, na tarde desta quarta-feira (23). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), a criança foi encaminhada ao pronto-socorro do Jardim Jacira para receber atendimento, mas morreu antes de chegar ao local.

O pai da criança recebeu um telefonema da proprietária da escolinha informando que a mesma tinha morrido. O Corpo de Bombeiros chegou a atender a ocorrência, mas quando a pequena deu entrada no pronto socorro, já estava morta.

Segundo declaração de óbito, a causa da morte foi um edema pulmonar. No entanto, familiares da vítima alegaram que ela não tinha qualquer problema de saúde.

O caso foi registrado no 1ºDP de Itapecerica da Serra que classificou o óbito como “morte suspeita”. Exames periciais foram solicitados para averiguação.


Funcionamento irregular da creche

A Escolinha Crisântemos, onde a bebê morreu, estava funcionando de maneira irregular. No dia 17 de março deste ano, representantes da Secretaria da Educação e do Conselho Tutelar de Itapecerica da Serra acompanhados da Guarda Civil Municipal (GCM), estiveram no local e autuaram a proprietária por atividade irregular de ensino. Além disso, quase dois meses depois, outra visita foi realizada no espaço. Na época, foi detectado que a escolinha tinha condições insalubres e não poderia funcionar.

Outro agravante são as acusações de maus tratos que pesam contra a escolinha. No final de 2019, uma mãe abriu uma denúncia no Conselho Tutelar da cidade após seus dois filhos, que ficavam no local, se negarem a irem à creche. Ela chegou a procurar funcionárias antigas do espaço após uma de suas filhas chegar sem um tufo de cabelo. Na ocasião, foi informada de que os bebês eram deixados sozinhos com suas mamadeiras e, quando choravam, ficavam em um quarto escuro até pararem.

Outras histórias semelhantes também aconteceram. No começo de 2020, um pai registrou boletim de ocorrência no 1ºDP de Itapecerica da Serra após sua filha chegar em casa com hematomas nos olhos, uma mancha roxa no braço e arranhões na perna.

Comentários