5 dicas para expandir o negócio e aumentar as vendas

Por Outro autor | 21/06/2021

Expandir o próprio negócio e aumentar o número de vendas é o sonho de qualquer empreendedor que já atingiu certa maturidade. Mas quais as melhores alternativas para crescer? Essa decisão passa desde por abrir uma filial até a compra de empresas. 

Mas antes de tomar qualquer decisão, o empresário deve se fazer algumas perguntas. A primeira delas é se ainda é possível aumentar as vendas dentro do setor de atuação ou com a atual carteira de clientes. Outra questão a ser avaliada é se o setor em que a empresa atua está propício para um investimento no crescimento.

Para isso, é preciso mapear a situação do mercado e possíveis mudanças, avaliar as tendências e se sua empresa já possui tudo que o mercado e seus concorrentes possuem. Também é fundamental avaliar se os clientes ainda veem apelo no seu produto ou serviço, ou se é preciso fazer algum tipo de atualização ou adaptação para melhor atendê-los ou até conquistar novos consumidores. 

Caso o seu negócio esteja indo muito bem e é a hora de buscar novas oportunidades para expandir, separamos algumas dicas que podem ajudar o empreendedor a encontrar qual o melhor caminho de crescimento para sua empresa.

 

Essa é uma boa opção e costuma ser a primeira alternativa do empresário que está em busca de crescimento do seu negócio. Para que a abertura de novas unidades funcione, contudo, é preciso avaliar se o negócio está crescendo bem e se há oportunidades para que a marca alcance outros pontos de venda. Para isso, é importante que a empresa já tenha um bom histórico de vendas, com lucro constante nos últimos anos. 

 

Montar um sistema de franquias também pode valer a pena se a empresa estiver bem consolidada. Também é necessário que a marca seja conhecida. O empresário deve levar em conta que ele mesmo deverá gerenciar os franqueados para que o negócio flua. Além de estar bem consolidada, para investir em franquias a empresa deve ter capacidade para abrir lojas em escala com segurança jurídica, garantindo a qualidade do negócio para todos os franqueados em igualdade.

 

Ir para o digital é quase mandatório para qualquer empresa hoje em dia. Em tempos de pandemia, ter um negócio virtual ajuda muito no alcance de seu público e reduz as chances de queda de vendas por conta de imprevisibilidades que podem ocorrer no modelo presencial. Expandir o seu negócio por meio de um e-commerce pode ser simples, apesar de exigir também certas adaptações, como a forma de comunicação com o seu público, que passará a abranger também mídias sociais e demais canais diferentes dos usuais. 

 

Passar a oferecer um novo mix de produtos é outra alternativa para quem quer expandir seu negócio. Mas para isso, é preciso fazer uma pesquisa com seu público-alvo para verificar se o novo produto ou serviço possui apelo e está aderente à proposta de sua marca. Complementar a oferta atual agregando uma nova, que tem a ver com o que o seu negócio já oferece, pode ser um bom caminho para começar.

 

Comprar uma empresa pode render muitos frutos no longo prazo para o crescimento do seu negócio. Essa é uma boa opção para quem quer não somente expandir as vendas, mas também adquirir know how e novas tecnologias já consolidadas no mercado, além aumentar o seu alcance e reduzir a concorrência a partir da aquisição. 

Cuidados a serem tomados

A compra de empresa exige algumas avaliações mais detalhadas para que os riscos sejam reduzidos e o negócio realmente valha a pena. Primeiramente, o empreendedor deve mapear no mercado as companhias em potencial que poderão ser agregadas à sua. 

Para saber se a futura empresa a ser adquirida de fato se encaixa no seu modelo, há alguns pontos a serem considerados:

 

As sinergias podem ser financeiras, de distribuição, comerciais, no atendimento ao cliente, operacionais, administrativas, de marketing, estratégicas ou até fiscais. Independente de qual o objetivo com a compra, é importante avaliar se o valor da aquisição é compatível com o benefício que será trazido. Ou seja, o preço não pode ser maior que os resultados obtidos a partir dessas sinergias.

 

 

 

Economia de escala é quando o aumento na produção resulta em uma queda do custo médio do produto. A compra de uma empresa pode ter esse objetivo, se a partir da aquisição o negócio for capaz de ampliar os insumos ou o número de trabalhadores que estão focados na manufatura. Com os custos reduzidos e a produção aumentando, a companhia abrirá uma vantagem competitiva.

 

A aquisição de um novo negócio permite também que a empresa alcance novas regionalidades ou novos setores que antes não eram explorados. Isso dependerá da atuação da empresa adquirida aliada à sinergia com a empresa adquirente. É importante, mais uma vez, avaliar se as estratégias dos negócios são compatíveis para poder implementar essa diversificação.

 

A compra de uma empresa pode ajudar na consolidação do seu negócio. Ao se unir com o concorrente, é possível construir uma marca ainda mais forte, com representatividade, superando os demais concorrentes.

 

A aquisição de um concorrente com uma boa carteira de clientes com certeza agregará ainda mais no crescimento do seu negócio. Assim, será possível expandir a partir de uma base já construída pela empresa adquirida, aumentando as vendas.

Esses aspectos são de importantes avaliação pelo empresário, principalmente na hora que ele decide fazer a compra de empresa. Além disso, existe todo um passo a passo para que a aquisição crie valor na prática. Isso passa pela escolha certa do target de aquisição, valuation e processo de entrega das sinergias previstas. Para evitar armadilhas, o empresário deve contar com uma uma assessoria especializada, como a Capital Invest, que oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a prepararem suas empresas para compra e venda com menor risco.

Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições.

Comentários