Inverno deste ano será de temperaturas baixas e pouca chuva

Por Natália Bassi | 21/06/2021

Na madrugada de domingo (20) para segunda-feira (21) começou oficialmente o inverno em todo o Brasil. A época do ano, que é conhecida pelas suas temperaturas amenas e clima seco, terá pouca previsão de chuva. Além disso, duas frentes frias rigorosas estão previstas para julho e agosto. Segundo os especialistas, os paulistas terão que reforçar os casacos e cobertores nesses dias que prometem ser mais frios do que o normal.

Nessa temporada de inverno o consumo de água precisará ser feito de maneira extremamente consciente. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no outono choveu somente 52% do esperado. E a previsão é que nos próximos três meses, a situação fique ainda pior.

Com previsão de chuvas abaixo da média em todo o Estado de São Paulo, podemos viver a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Com isso, o povo paulista terá que lidar com racionamento de água e elevação da conta de energia.

Média de temperaturas

Apesar das temperaturas previstas serem um pouco além da média dos outros anos, as mínimas também serão mais baixas. Duas frentes frias rigorosas devem passar por todo o estado no mês de julho e agosto, fazendo com que os termômetros despenquem.

Até o final de junho é esperado temperatura média de 13ºC a 22,6ºC. Já em julho, segundo o Climatempo,
os termômetros oscilarão entre 12,3ºC e 22,3ºC. Em agosto, o mês mais seco do ano, é esperado também média de 13,1ºC a 24,1ºC.

Comentários