Base da GCM é inaugurada no Parque Pinheiros

Por Natália Bassi | 18/06/2021

A Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou a nova base da Guarda Civil Municipal (GCM) na Avenida Paulo Ayres no Parque Pinheiros. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (17) e contou com a participação de autoridades do município, como o prefeito Aprígio, o vice-prefeito Buscarini, vereadores e secretários municipais. 

No local, funcionava uma base da Polícia Militar (PM) que foi recentemente desativada pelo Governo do Estado. Sem a unidade de segurança no bairro a prefeitura decidiu implantar uma que agora será administrada pelo poder municipal.  O Parque Pinheiros é conhecido pela grande quantidade de comércios, residências e fluxo de pessoas. 

Segundo o prefeito Aprígio, a prefeitura agiu rapidamente para sanar a demanda de segurança do bairro. 

Acharam que iriam tirar a base e deixar abandonado, mas agimos muito rápido e a GCM continua fazendo a segurança na região. Aqui, além da base, é um ponto de apoio para a Polícia Militar e para a Polícia Civil. Isso ajuda a gente a unir as policias”, disse o prefeito. 

O secretário-adjunto de segurança, Tenente Dacal, explicou que o local é muito importante porque possibilita o  atendimento das ocorrências de várias áreas da cidade. Além disso, com a instalação da Romucam na base, o tempo de deslocamento será menor. 

"Ela (base) é de extrema importância na região, principalmente porque vamos colocar aqui a Romucam, que ao todo são 12 motos. Vamos colocar a Patrulha Guardiã e as viaturas do setor. Aqui é uma área comercial  como todas, mas tem um diferencial. O deslocamento das motos acontecerá, tanto para a área central, quanto para a área do Pirajussara e São Judas. É estratégico.  A base de motos antes era no centro. Se tinha uma ocorrência no Jardim Marabá, tinha que deslocar do centro até  o bairro. Aqui não. Aqui nós já estamos no meio. Então vai servir as duas regiões.”, falou à reportagem do Jornal Na Net 

Para a Comandante da Guarda, Eliana Gonçalves, a base vai ajudar a combater os índices criminais. 

“A base vai trazer a prevenção contra a criminalidade e também vai aproximar a Guarda Municipal da comunidade. Com a instalação da Romucam, teremos mais agilidade para atendimento das ocorrências. A dinâmica por causa do tráfego será muito mais rápido”, disse. 

 

Futuras bases

Durante pronunciamento, o prefeito Aprígio enfatizou que entregará mais bases móveis da Guarda Civil Municipal ainda neste ano. A medida virá para aumentar a segurança dos moradores e diminuir as taxas de crimes. 

 

Veja algumas fotos: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários