Prefeito Aprígio entrega nova base da GCM no Largo do Taboão

Por Natália Bassi | 11/06/2021

O prefeito Aprígio (Podemos) inaugurou a nova base da Guarda Civil Municipal (GCM) no Largo do Taboão na quinta-feira (10). A entrega foi marcada por uma rápida cerimônia que também homenageou toda a corporação pelos 30 anos de atuação na cidade. O evento contou com a participação do vice-prefeito, José Buscarini, secretários municipais, vereadores, autoridades da Polícia Civil e Polícia Militar, além do deputado estadual, Enio Tatto (PT).

A carreta foi estrategicamente posicionada na região central da cidade justamente pelo grande fluxo de carros e pedestres. Aprígio explicou que mais ações como essa devem acontecer ainda esse ano e que o apoio de outras polícias do Estado de São Paulo são importantes para fortalecer a segurança do município.

“Aqui é um ponto central com muita gente. É a distribuição de Taboão da Serra para São Paulo. Nós colocamos justamente a base aqui para proteger a população. Nós vamos implantar mais bases e vamos melhorar, se Deus quiser, o sistema de segurança na cidade. A gente quer distribuir segurança em toda Taboão da Serra. Nós contamos hoje com o apoio e ajuda da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal. Se os três se unirem, vai ser a cidade mais segura aqui de São Paulo”, disse

A unidade de segurança, que antigamente ficava no Parque Marabá até ser substituída por uma base provisória, foi integralmente reformada pela iniciativa privada. Além de ser adesivado, o local teve o piso trocado e os problemas que causavam infiltrações,solucionados. A carreta ganhou também vestiário e banheiros para os guardas, além de uma pequena cozinha para que os agentes possam esquentar as suas refeições.

“Uma boa parte dos comerciantes estão contribuindo com essa parceria e é por isso que a base está sendo montada. Algumas empresas doaram mão de obra e outras coisas para que isso acontecesse. Está aqui a prova que quando a iniciativa privada trabalha com a iniciativa pública, dá certo. Nós vamos melhorar a cidade, se Deus quiser, com essa parceria”, falou o prefeito

De acordo com o secretário adjunto de Segurança e Defesa Social, Tenente Dacal, houve um estudo antes da implantação da base. Após constatarem que o local apresenta um dos de maiores fluxos em toda a cidade foi decidido que a carreta seria implantada na região.

“Aqui nós temos muitas pessoas circulando, comércios e pessoas conduzindo veículos e coletivos na entrada e saída. A estratégia foi tão bem pensada que mesmo antes de ser inaugurada, nós já tivemos três flagrantes de roubo aqui. A última foi anteontem (09) onde o ônibus estava sendo roubado e os guardas que estavam de prontidão agiram de imediato e conseguiram prender em flagrante o meliante”, explicou

Outra novidade da base, segundo o secretário, vai ser a possibilidade do morador de Taboão da Serra fazer o boletim de ocorrência na unidade sem precisar se deslocar a uma delegacia. “Iremos colocar aqui computadores para as pessoas fazerem boletim de ocorrência on-line, assim desafogando as nossas delegacias. O cidadão vem aqui, o guarda entra com todos os dados, preenche e isso auxilia a sociedade”.

Outra tecnologia encontrada no local é o sistema próprio de câmera e iluminação que permitem maior segurança de todo o perímetro. Isso até então não existia em outras bases da cidade.

Homenagens à Guarda Civil Municipal

A noite também foi marcada por diversas homenagens à Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra que completou 30 anos. Além da presença massiva dos agentes e do tradicional desfile de bandeiras, as autoridades presentes falaram sobre a importância do trabalho da corporação na cidade.

A comandante Eliana Gonçalves, primeira mulher à frente da GCM, relembrou toda a história da corporação em um discurso emocionante. Ela enfatizou a luta e a perseverança dos guardas nessas três décadas de serviços prestados à sociedade.

“Dia 10 de junho de 1991 foi quando tudo começou. Três décadas e milhares de histórias para contar. Tivemos o privilégio de sermos uma das primeiras Guardas Municipais do país a serem instituídas após a restauração da democracia, e como toda vanguarda sentimos na pele o preço de ousar fazer a segurança pública em um momento ainda turbulento da história contemporânea. Investido dos poderes constitucionais, mas sem a devida estrutura fomos com a cara e a coragem. Sem as armas, sem as viaturas, sem amparo legal, mas fomos assim mesmo e aqui chegamos”, disse extremamente emocionada.

O secretário de Manutenção, Dr. Eduardo Nóbrega, enfatizou o quanto a GCM é essencial para a cidade. “Vocês passaram por várias etapas, desde da época da Sabesp, quando eram chamados de Sabesp, quando eram chamados de Smurfs, quando a população ainda não sabia o quanto de serviços vossas senhorias prestariam ao nosso povo. Hoje vocês são, com muito orgulho, o maior patrimônio da cidade de Taboão da Serra”.

Aprigio também prestou as suas homenagens, lembrando de toda a trajetória da corporação. “A Guarda nasceu acanhada, nasceu tímida e depois a Guarda foi mostrando o seu profissionalismo, foi se aperfeiçoando, foram fazendo cada dia um trabalho melhor. Hoje foram se destacando e chegaram hoje ao ponto de ser uma segurança na nossa cidade que as pessoas acreditam muito”, enfatizou.

Comentários