Polícia Ambiental deflagra operação Golfier contra soltura de balões em Embu Guaçu e mais 9 cidades

Por Natália Bassi | 25/05/2021

A Polícia Ambiental deflagrou a operação Golfier contra produção e soltura de balões em Embu Guaçu e mais 9 cidades. Ao todo 10 pessoas foram autuadas e 22 balões foram apreendidos em uma ação que contou com a participação de mais de 50 militares.

As 09 cidades envolvidas, além de Embu Guaçu, foram São Paulo, Campinas, Guarulhos, Itapevi, Jundiaí, Osasco, Poá, Ribeirão Pires e Suzano. Esses municípios foram escolhidos após mapeamento das áreas que mais recebem denúncias da prática que é proibida e pode gerar multa de até R$10.000,00 por balão. O valor aplicado independe se ele é solto ou não. A posse já é fator decisivo para o responsável ser autuado.

Na operação Golfier, além dos balões, foram apreendidos fogos de artifícios, um maçarico, mais de 1.500 lanternas e dez bandeiras. Ao todo, nas 10 cidades, mais de R$510.000,00 foram gerados em multas.

Vale lembrar que quem for pego fabricando, vendendo, transportando ou soltando balões pode ser indiciado até cinco anos de prisão. Caso a pessoa esteja em posse dele ou capturando-o, ela é apenas multada.

A soltura de balões é proibida porque prejudica o espaço aéreo, além de colocar em risco, em caso de incêndio, florestas e residências.

Comentários