Embu das Artes promove a 'Semana Municipal da Adoção' debate o tema em palestra virtual

Por Mariana Félix | 25/05/2021

Na Semana Municipal da Adoção, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com a participação do Grupo de Apoio à Adoção “Abraço de Família”, realiza na quarta-feira (26/05), a partir das 10h, uma palestra virtual ao vivo (live) pelo canal do YouTube da Prefeitura de Embu das Artes. O tema da reunião será “Diálogos sobre a adoção: o olhar da escola, do serviço de acolhimento e das famílias”.

As palestrantes convidadas são a pedagoga Renata Longui, especialista em educação especial e saúde mental e professora da rede municipal de ensino do município de Jundiaí, e a assistente social, Maria Aparecida da Silva, coordenadora há 19 anos da Casa de Nazaré, instituição que acolhe crianças e adolescentes em São Paulo. Além da transmissão ao vivo, que permitirá o envio de perguntas e comentários em tempo real, a live será gravada e ficará à disposição no canal da Prefeitura.

A proposta do encontro é discutir os espaços e instituições por onde circulam as crianças e adolescentes em medida de proteção, desde o momento em que acontece o acolhimento, e levantar algumas reflexões, tais como:

- De que maneira cada um desses espaços enxerga e se relaciona com esses meninos e meninas que precisaram ser provisoriamente retirados do convívio de suas famílias?

- Será que escolas, abrigos e famílias (tanto as famílias de origem das crianças quanto as famílias extensas, como tios e avós, e também as famílias adotivas) conseguem compreender cada etapa do processo e lidar com elas de maneira adequada?

O evento é direcionado a professores, trabalhadores do SUAS e do SUS, profissionais de instituições de acolhimento, famílias com crianças acolhidas e famílias interessadas em adotar, estudantes e profissionais de diversas áreas ligadas à infância e à adolescência, rede de proteção e garantia de direitos e interessados em geral.


Sobre a Semana

Desde 2017, Embu das Artes tem instituída a "Semana Municipal da Adoção" (Lei nº 2.955/2017), que amplia no município as celebrações do Dia Nacional da Adoção (25 de maio). Todo ano, são realizadas ações para tratar não apenas deste tema, mas também do serviço de Família Acolhedora e do programa de Apadrinhamento Afetivo, voltados para as crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Em 2021, em razão das restrições impostas pela pandemia, o evento principal será on-line com transmissão ao vivo.


SERVIÇO:
O que: Live “Diálogos sobre a adoção: o olhar da escola, do serviço de acolhimento e das famílias”
Quando: 26 de maio, às 10h
Onde: canal oficial da Prefeitura na plataforma Youtube

 

*Com informações da prefeitura de Embu das Artes

Comentários