Governo de SP desmente mensagem que afirma que vacinas provocam surgimento de novas variantes do coronavírus

Por Natália Bassi | 24/05/2021

Uma mensagem amplamente disseminada no WhatsApp vem alegando que vacinas provocam o surgimento de novas variantes do coronavírus. A falsa informação, que é compartilhada como notícia e com a fala de um vencedor do prêmio Nobel, tem provocado uma grande onda de desinformação. O Governo do Estado de São Paulo precisou usar as suas redes sociais para desmentir o boato e incentivar que a população procure os postos de vacinação sem medo.

Segundo o governo, as variantes que vem surgindo nos últimos meses mundo afora são resultado de uma alta transmissão do coronavírus e não da aplicação de vacinas em massa, como muitos têm afirmado.

As mudanças genéticas na estrutura do vírus acontecem, normalmente, em locais onde existe um grande número de pessoas que não tomam cuidados essenciais, como o distanciamento social e o uso de máscaras. São essas condições que contribuem para que o coronavírus sofra mutações e tenha variações.

A vacina é justamente um contraponto a essa realidade e vem para frear o desenvolvimento do vírus. Por isso, o governo enfatizou o quanto esses boatos podem ser prejudiciais e dificultar ainda mais o combate à pandemia.

“A vacinação tem um papel importante ao evitar que casos graves da doença sejam recorrentes, diminuindo, assim, internações e óbitos por covid-19”, disse em comunicado.

Além disso, fez questão de lembrar a necessidade de apurar as informações antes de divulgá-las.

“Fique atento. Mantenha os cuidados, se vacine quando chegar a sua vez e não repasse quaisquer informações. Na dúvida, consulte sempre os canais oficiais”, finalizou.

Comentários