PM ministra aulas de prevenção de drogas em Itapecerica

Uma maneira diferenciada de abordar a prevenção as drogas e violência que se tornaram constantes na vida dos adolescentes, como cigarro, maconha, bebida alcoólica, entre outros, além de orientar a como dizer não a pressão dos amigos e saber como lidar com o Bullying o Projeto Prevenir (Proerd) do 25o Batalhão da Polícia Militar de Itapecerica da Serra já tem mostrado sua importância e ser essencial aos cerca de 525 adolescentes do 5o ano de cinco escolas (quatro municipais e uma estadual) que recebem uma vez por semana aulas sobre cada um dos temas.

De forma participativa os adolescentes interessados em aprender os dez temas abordados na apostila disponibilizada pelo projeto, opinam, respondem as perguntas e contam as experiências com os amigos e até familiares, que acabam usando drogas e causando preocupação aos adolescentes que ao aprenderem na escola sobre o perigo do uso de drogas, aconselham as pessoas ao seu redor a largar o vício.

“Gosto muito dessas aulas, porque aprendo a como prevenir contra as drogas. A aula que mais gostei até agora, foi sobre cigarro, porque aprendi que fumar é um vício e, além disso, o que o cigarro causa no corpo da gente. Sempre aconselho meu pai a parar de fumar e beber, mas infelizmente já virou um vício”, contou a pequena Pâmela.

Na aula desta segunda-feira, dia 18, os adolescentes aprenderam sobre como prevenir a bebida alcoólica e como ela pode ser prejudicial na vida de quem sustenta o vício. “Aprendi que a bebida alcoólica pode matar seja no trânsito, com doença no fígado, o álcool ainda pode causar violência quando a pessoa bebe às vezes pode ficar violenta”, disse Wendel.

Para a Policial Militar, soldado Adriana, as aulas ministradas há seis anos na cidade proporcionou aceitação do adolescente para o policial e também confiança para a corporação. “Eles (adolescentes) relatam até situações que estão vivendo dentro de casa”. PM Adriana explicou sobre o projeto.  “Ele foi trazido por policiais de um programa americano (DAER), tem a filosofia de policiamento comunitário. Tendo por objetivo a proteção do adolescente e prevenção para que eles que estão em formação consigam dizer não, se alguém vier a oferecer a droga”, explicou.

Em relação à conscientização dos pais, Adriana afirmou que constantemente são realizadas reuniões com os pais, que procuraram a professora e policial militar para pedir conselhos. “As dez lições na apostila, são divididas em:reuniões com os pais, que procuraram a professora e policial militar para pedir conselhos. “As dez lições na apostila, são divididas em: apresentação do Proerd, cigarro, álcool, maconha, bebida alcoólica, inalantes (lança-perfume), a pressão dos amigos e como dizer não a oferta de drogas, bullying e crack (que entraram este ano no plano de aulas), no final da apostila os alunos se formam no projeto”, finalizou a PM.

aula1

Alunos de uma turma posa com a PM Adriana

Comentários