A segunda parcela do auxílio emergencial começou a ser paga neste domingo, 16

Por Mariana Félix | 17/05/2021

A segunda parcela da nova rodada do auxílio emergencial para trabalhadores informais nascidos em janeiro começa a ser paga neste domingo, 16. As parcelas variam de R$ 150 a R$375, dependendo da situação de cada família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

Outra opção é girar o dinheiro usando o PIX, sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central. A única exceção às transações se dá para os casos de transferência para conta de mesma titularidade.

Na última quinta-feira, 13, a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela. O calendário de depósitos, que começou neste domingo e terminará 30 de maio.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

De acordo com o governo federal, para o público do auxílio emergencial 2021 incluído no Bolsa Família, nada muda. Os repasses continuarão sendo feitos conforme o calendário habitual do programa do Ministério da Cidadania. Em maio, o início dos repasses será nesta terça-feira, 18.

Comentários