Paixão de Cristo mantém tradição em Taboão
No próximo dia 22 de abril, sexta-feira, a partir das 18h, Taboão da Serra será palco da 55ª Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Considerada uma das mais tradicionais do Estado de São Paulo, o espetáculo envolve 130 atores e deve atrair um público de mais de 20 mil pessoas. De acordo com o diretor Luiz Domingues, há três meses os atores ensaiam para o espetáculo. “Estamos cuidando de todos os detalhes, desde a interpretação, o cenário e o figurino que teve um trabalho de pesquisa para retratar com fidelidade a época em que Cristo viveu”, comenta.
O espetáculo desenvolve-se em três fases. A primeira no palco montado em frente ao Parque das Hortênsias, onde Cristo prega sua doutrina até ser traído por Judas, julgado e condenado. Na segunda fase, o ator que interpreta Jesus carrega a cruz por cerca de um quilômetro, acompanhado por uma verdadeira multidão. A via-crucis se desenrola na escadaria do Morro do Cristo, (uma miniatura do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro) onde ocorre a crucificação e a ressurreição. As cenas comovem a multidão em meio a um show pirotécnico. O evento
contará com o apoio de cinco telões, sendo dois no Parque das Hortências e três no Morro do Cristo. Exposição: No Shopping Taboão encontra-se até o dia 25 de abril a mostra “Assim Nasce uma Paixão”, que relata em fotos, cartazes, documentos, fichas técnicas e um documentário em vídeo os 55 anos do mais tradicional espetáculo de rua da cidade de Taboão da Serra, a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Entre visitadores dona Maria Morais, que assistiu a primeira montagem do espetáculo, em 1957, no galpão da Igreja Santa Terezinha. “Foi emocionante ver a primeira montagem e até hoje, 55 anos depois, a sensação é a mesma”, disse.
Serviço:
55 ª Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo Data: 22 de abril de 2011 – sexta-feira
Horários: 18h- Parque das Hortências – Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção, Taboão da Serra
19h30 – Morro do Cristo – Rua do Cristo,80, Jardim Pazzine, Taboão da Serra
Texto: Cristina Aguilera
Outro autor