Fundação Dorina Nowill para Cegos celebra 75 anos com série "Encontros" no Youtube

Por Outro autor | 1/05/2021

Em 2021, a Fundação Dorina Nowill para Cegos celebra 75 anos e, para dar continuidade às comemorações, a instituição lança a série de vídeos "Encontros", com o apoio da Unibes Cultural.

Com quatro episódios - que vão ao ar semanalmente, nos dias 1, 8, 15 e 22/5 às 14h - a atração tem como objetivo oferecer entretenimento e informação sobre a deficiência ao público. Com uma programação diversa, que abrange palestras, apresentações musicais e conversas com convidados especiais, os vídeos serão disponibilizados no canal do Youtube da entidade .

"Em 75 anos de atuação, nossa Fundação promove a autonomia e a inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão e realizar atrações que inspirem e tragam informações para o público faz parte da nossa história. Nosso projeto traz o protagonismo para que pessoas com deficiência possam contar suas histórias de vida, além de outros convidados que irão falar sobre ações voltadas à inclusão e acessibilidade", conta Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Além de informar e entreter, a ação tem como meta arrecadar R$ 75 mil para a manutenção dos projetos realizados pela entidade. Desde sua fundação, a instituição atua com o propósito de atender gratuitamente pessoas cegas ou com baixa visão e suas famílias, promovendo a reabilitação desse público. As doações poderão ser feitas pelo site: fdnc.org/75anos

Programação

01 de maio

O primeiro programa abordará o pilar "Trabalho" e terá os seguintes convidados:

Edson Defendi, coordenador da área de empregabilidade; Maristela Mendes (Captação de Recursos) e Janaína Camargo (Serviço de apoio a Inclusão). Todos atuam na Fundação Dorina e vão explanar sobre mercado de trabalho, inclusão e assuntos correlatos.

Renato José da Silva, cego, é músico e colaborador da Fundação. Apresentará músicas ao violão e vai compartilhar um pouco de sua história de vida.

08 de maio

O segundo episódio da série aborda o pilar "Educação"

Convidadas: Ika Fleury, membro do conselho da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que apresentará o Programa Braille Bricks Brasil, projeto lúdico voltado para alfabetização de forma prática e inclusiva;

Fernanda Biachini, do grupo Cia Ballet de Cegos, apresentará o trabalho social da instituição; e Pollyana Costa, educadora física, que vai dar dicas de atividades para todos.

Enceramento: serenata em homenagem ao Dia das Mães

15 de maio

O terceiro programa será pautado pelo pilar "Informação"

Convidados: Dra. Eliana Cunha, oftalmologista da Fundação Dorina Nowill para Cegos, palestrará sobre saúde dos olhos e prevenção de doenças oculares;

O grupos Libras AB vai falar sobre a Linguagem de sinais e a importância de estudar Libras.

Encerramento: Wendell Belarmino, nadador paralímpico medalhista de ouro, prata e bronze nos Jogos Parapan-Americanos de 2019. Na ocasião, o atleta contará um pouco da sua trajetória profissional.

22 de maio

O último episódio da série trata do pilar "Inclusão" com os seguintes convidados:

Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina; Phelipe Rodrigues, nadador paralímpico e medalhista em Pequim, Londres e Rio de Janeiro, e Bia Santana, patinadora de velocidade. Ambos vão contar um pouco de suas histórias e falar sobre como o esporte foi importante em suas vidas.

Encerramento: apresentação musical do projeto MPB+, com dois integrantes cegos.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

Celebrando 75 anos de existência, a Fundação Dorina Nowill para Cegos vem trabalhando para que crianças, jovens, adultos e idosos cegos ou com baixa visão sejam incluídos em diferentes cenários sociais. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. Responsável por um dos maiores parques gráficos de braille no mundo, com capacidade de impressão de até 450 mil páginas por dia, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Contando com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes: http://www.fundacaodorina.org.br.

Comentários