Vacina Butanvac começa a ser produzida pelo Instituto Butantan
29/04/2021
A vacina produzida integralmente pelo Instituto Butantan, a Butanvac, começou a ser fabricada nessa semana. Apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ainda não ter liberado os testes em humanos, por falta de documentos, as doses começaram a ser feitas na manhã de quarta-feira, 28.
Segundo o governador do Estado de São Paulo, João Dória, que deu a notícia durante coletiva de imprensa, 1 milhão de doses já tinham sido fabricadas pelos profissionais do Instituto na quarta. A expectativa é que 18 milhões de vacinas sejam entregues ainda na primeira quinzena de julho, o mesmo período em que a ANVISA terá para finalizar a análise do imunizante e dar parecer sobre o seu uso emergencial.
“O Brasil dá mais um importante passo para a independência científica e tecnológica para produção de uma vacina em nosso país. Uma vacina para proteger a população brasileira e salvar vidas. Um ativo da ciência, mas também um ativo econômico, social e um ativo de esperança para os brasileiros", disse João Doria
Se tudo ocorrer da maneira esperada, o Instituto Butantan poderá entregar de 100 a 150 milhões de doses da Butanvac ainda esse ano. Desenvolvida com a mesma tecnologia da vacina da gripe, ela conseguirá neutralizar até mesmo a variante P1, que tem trazido preocupação aos cientistas.