Taboão da Serra já teve 26 notificações de casos suspeitos de dengue no primeiro trimestre de 2021

Por Natália Bassi | 16/04/2021

Apesar da onda severa de contaminações decorrentes do novo coronavírus, outras doenças continuam existindo e circulando. Uma delas é a dengue, que em casos graves, também pode levar a óbito. A cidade de Taboão da Serra, no primeiro trimestre,já registrou 26 notificações de casos suspeitos de dengue. Desse total, 02 foram confirmados como importados de outros municípios.

Segundo a prefeitura, a Operação de Combate à Dengue de 2021, está em vigor desde o início do ano. Com temperaturas mais elevadas, o mosquito tende a se proliferar mais e fazer maior número de vítimas. Por esse motivo, a equipe municipal de controle de vetores, tem uma rotina diária de visita a casa dos moradores passando informações pertinentes. Todos os bairros da cidade já foram contemplados.

A equipe, além de fazer vistorias, seguindo protocolo de covid-19 e as orientações passadas pelo Ministério Público, também controla possíveis focos de disseminação do vetor com equipamento próprio para bloqueio químico, o fumacê.

Além disso, quando há casos suspeitos em determinado bairro, a equipe notifica os imóveis próximos sobre a situação, aplica inseticida em possíveis criadouros do mosquito e elimina aqueles que são passíveis de remoção. O fumacê também é utilizado em todo o perímetro.

É importante lembrar de não deixar água parada em pneus e vasos, manter as calhas sempre limpas e lixeiras bem tampadas, assim como caixas d ' água. Em caso de sintomas da doença, procure o hospital mais próximo.

Comentários