Fique atento: tentativa de golpe contra aposentados que precisam fazer prova de vida vem sendo aplicado

Por Natália Bassi | 15/04/2021

Um novo golpe, através do telefone, vem sendo aplicado em aposentados que precisam fazer prova de vida. Ao ligar, a pessoa do outro lado da linha pede confirmações de dados pessoais, além de solicitar que a foto de um documento original com foto seja enviado para um contato no WhatsApp para validação on-line. A ação, que se trata de uma atitude criminosa, tem sido recorrente e feito várias vítimas.

Antes da pandemia, a prova de vida, que é um procedimento anual, tinha que ser feita presencialmente em uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, após a onda de contaminação do coronavírus ficar mais acentuada, um decreto do Governo Federal suspendeu até maio a necessidade de comprovação de vida. A medida não impactou nenhum aposentado, já que o dinheiro continua caindo na conta normalmente.

Em caso de tentativa de golpe, não forneça qualquer informação pessoal e desligue imediatamente o telefone. Em caso de dúvidas, procure os canais oficiais do INSS e da sua agência bancária.

Comentários