Pronto Atendimento de São Lourenço ganha ventilador pulmonar emergencial produzido pela USP

Por Natália Bassi | 15/04/2021

A Prefeitura Municipal de São Lourenço da Serra comemorou o ganho de um ventilador pulmonar emergencial fabricado pela Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP). O equipamento é essencial para o tratamento de pacientes com coronavírus que estão internados e carecem de oxigênio.

A tecnologia empregada na fabricação do ventilador INSPIRE, que é aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), permite que ele seja um equipamento de baixo custo e com rápida produção. Ele é totalmente brasileiro, portátil, funciona por até 2 horas sem o uso de energia elétrica e é ideal para utilização em hospitais de campanha, ambulâncias e regiões remotas.

O engenheiro Raul Gonzalez, um dos líderes do projeto e a Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD), Brígida Sacramento Carvalho dos Santos, acompanharam a entrega do equipamento e ensinaram como ele deve ser utilizado. O ventilador pulmonar será direcionado para o Pronto Atendimento da cidade onde será usado para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Comentários