Vereador Dr. Ronaldo Onishi realiza o 6º Encontro de Autismo online no dia 1 de abril

Por Natália Bassi | 26/03/2021

O Vereador Dr Ronaldo Onishi, grande defensor da causa autista em Taboão da Serra e autor de três importantes leis que promoveram maior conscientização e inclusão no município, realizará, no dia 1 de abril às 19h, o 6º Encontro de Autismo. O evento que já é tradição na cidade e marca do mandato do vereador, acontecerá de maneira online, respeitando todos os protocolos de segurança e distanciamento recomendados pelas principais autoridades de saúde do mundo e do país.

Neste ano, o evento, que sempre reuniu milhares de pessoas interessadas no assunto e dispostas a acrescentar no debate, terá um formato diferente. O vereador promoverá uma roda de conversa que será transmitida ao vivo em sua página do facebook e também no seu perfil do instagram. Convidados especiais participarão desse importante encontro que terá como tema “Autismo: a preparação do adolescer”.

“Todo ano eu realizo esse evento e é sempre um encontro riquíssimo em informações. Unimos autistas, suas famílias, profissionais da área da saúde e promovemos grandes reflexões. Infelizmente, a pandemia não vai permitir que façamos um encontro presencial, mas não poderia deixar essa data passar despercebida. A Semana da Pessoa Com Transtorno Do Espectro Autista é uma lei de minha autoria e há 6 anos já realizamos esse encontro. Esse ano será diferente, mas não menos especial”, disse o vereador Dr. Ronaldo Onishi

Entre os convidados do vereador estarão a secretária de Educação, Dirce Takano, pedagoga formada pela PUC que trabalhou durante oito anos como diretora da divisão de educação em Taboão da Serra e cuidou, recentemente, na prefeitura de Guarujá da reformulação pedagógica de todas as áreas; o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, especialista em Vigilância Sanitária pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em Saúde da Família pela UNIFESP; o psicólogo Rodrigo Manoel Giovanetti, diretor do Capsi de Taboão da Serra, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrando em Saúde Pública, na linha de pesquisa em saúde do trabalhador, pela Universidade de São Paulo - USP e formando em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e pela Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisa; a pedadoga e professora da rede municipal de Taboão da Serra, Zuleica Menezes que é mãe de autista e formada pela Universidade Anhanguera e pós Graduada em Psicopedagogia, além da psicóloga Caroline Ferreira de Meo Maddalena de Almeida que atua na área há mais de 15 anos e trabalha com atendimento de pacientes em sofrimento emocional no CAPS II e em Unidades Básicas de Saúde, além da atuar na C.A.S.A. do Adolescente e ser conselheira do CMDCA de Taboão da Serra.

O vereador Dr. Ronaldo Onishi é o responsável pela lei que criou a Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Taboão da Serra; a lei que priorizou a matrícula para o aluno deficiente nas escolas mais próximas de sua residência, além da lei responsável pela criação da Carteira Municipal de Identificação do Autista.

O parlamentar, hoje, é o grande guardião da causa autista em Taboão da Serra e tem um forte trabalho também de inclusão. Graças a ele, autistas e seus familiares foram integrados em atividades esportivas e culturais no município. Algo que, até então, nunca tinha sido realizado na cidade.

“Quero convidar todos para participarem dessa roda de conversa no dia 1 de abril. Será um evento muito proveitoso para todos que quiserem aprender e se inteirar sobre o assunto. Ele é totalmente gratuito e pode ser visto em minhas redes sociais”, finaliza Onishi.

EVENTO:

A Roda de Conversa será transmitida pelo instagram @ronaldoonishi e pela página do facebook www.facebook/vereadorronaldoonishi às 19h no dia 1 de abril.

Comentários