Mortes por Covid em Taboão sobe para 431; criança de 1 ano está entre as vítimas

Por Natália Bassi | 11/03/2021

Taboão da Serra viu o número de mortes por Covid-19 saltar novamente. Dessa vez, saiu de 427 para 431 e o mais triste, tem uma criança de apenas 1 ano de idade entre as vítimas fatais da doença. 

Com a crise no sistema de saúde e a dificuldade de realizar transferências para hospitais que possuam Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a cidade, que na parte da manhã já acumulava 427 mortes, viu esse número subir para 431. Uma das vítimas é um bebê de apenas 1 ano de idade. 

Segundo boletim divulgado pelo Comitê de Combate à Covid-19, elaborado pela Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, 4 pessoas faleceram nesta quinta-feira por complicações da doença. Entre as vítimas estão dois homens, um com 71 anos e outro com 54. O segundo apresentava comorbidades, entre elas, diabetes, doença cardiovascular crônica e doença renal crônica. O primeiro estava internado na UPA Akira Tada, enquanto a outra vítima, no Hospital Bosque da Saúde.

Ainda conforme o relatório, duas pessoas do sexo feminino também vieram a óbito. Entre elas, uma mulher de 71 anos que não apresentava comorbidades e estava internada na UPA Akira Tada. A outra vítima foi uma bebê de apenas 1 ano de idade, que faleceu no Pronto Socorro Infantil da cidade.

Com isso, Taboão da Serra chega a 431 óbitos ne 12.303 casos confirmados desde o início da pandemia.

Os números mostram o agravamento da pandemia na cidade e obrigam as pessoas que zelam pelas suas vidas e de seus familiares redobrarem os cuidados para conter a doença.

Até a noite desta quinta-feira, 11/03, a Upa Akira Tada estava com 45 pessoas internadas, o que representa 86,5% de ocupação dos leitos. Em tratamento nos leitos de enfermaria temos 31 pacientes e 14 em leitos de emergência, dos quais nove (09) estão entubados. Taboão da Serra até o fechamento desta nota oficial está com 19 solicitações no sistema da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) aguardando transferências.

Após a repercussão da dificuldade de Taboão da Serra conseguir transferências para pacientes que necessitavam de leitos de UTI (alta complexidade) devido ao colapso na Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), de responsabilidade do Governo do Estado, que ficou do dia 03/03/2021 até 08/03/2021 (cinco dias) sem disponibilizar vagas ao município, conseguimos a liberação de mais uma (01) transferência hoje, totalizando 15 nos últimos dois dias.

Dois (02) pacientes apresentaram melhora e receberam alta hoje.

Taboão da Serra contabiliza 12 óbitos de pacientes que estavam inseridos no sistema CROSS aguardando transferência. Não foram registrados óbitos na UPA nesta quinta-feira.

Resumo sobre a UPA Akira Tada

UPA DR. AKIRA TADA 11/03/2021, 20h30
45 internações (86,5% da capacidade);
31 pacientes em leitos da enfermaria;
14 pacientes em leitos de emergência (09 entubados);
01 transferência (total de 15 após a repercussão);
19 pacientes inseridos na CROSS aguardando transferências

12 óbitos de pacientes que aguardavam vagas. Nenhum óbito registrado nesta quinta-feira 11/03.

Comentários