Condutores escolares protestam em frente à Prefeitura de Itapecerica da Serra por auxílio à classe

Por Natália Bassi | 11/03/2021

Nesta quarta-feira, condutores escolares protestaram em frente à Prefeitura de Itapecerica da Serra reivindicando auxílio para a classe, uma vez que desde o começo da pandemia os profissionais estão sofrendo pela falta de trabalho e também pela não resposta dos órgãos públicos sobre medidas que possam ampará-los nesse momento.

Rodrigo, um dos condutores escolares que faz parte do grupo, revelou à reportagem que, além de estarem há um ano sem trabalharem, a categoria luta também para que as vistorias nos veículos e a renovação dos alvarás não sejam cobradas. Segundo ele, os documentos dos carros foram bloqueados no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN) pela falta de pagamento.

“Estamos lutando para que não nos cobrem vistorias e nem a renovação dos alvarás, pois tudo isso tem um custo e é muito alto. Como vamos fazer isso se não estamos trabalhando”?, disse.

Outro ponto que o grupo levanta é também a isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS). O tributo é pago especificamente por empresas prestadoras de serviços e trabalhadores autônomos.

Uma das líderes, que está na linha de frente do protesto, Tia Natália, também revelou que uma reunião já foi feita com o prefeito Nakano há quase 2 meses, mas que até o momento nenhuma resposta concreta foi dada.

“No dia 28 de janeiro, nos reunimos com o prefeito Nakano e explicamos a nossa situação e pedimos a isenção das taxas do ISS. Na reunião foi prometida, a princípio, 3 cestas básicas para cada condutor até o fim da pandemia, porém, esse número foi diminuído para 2”, contou.

Segundo ainda Natália, a categoria voltou hoje ao local para cobrar medidas que até agora não foram tomadas. “A gente está esquecido. Temos que pagar taxas e mais taxas, vistoria para tudo, mas parece que não existimos no município. É uma indignação nossa”, disse.

A Prefeitura se comprometeu a dar as respostas até amanhã sobre as reivindicações, já a categoria, aguarda que as medidas sejam tomadas o mais rápido possível.

Comentários