Dengue é tema de palestra em Embu
Em estado de alerta pelos 131 casos de Dengue registrados na cidade de Embu das Artes em 2010, sendo 87 autóctones e 44 importados, o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI – SP), em parceria com o Governo de Embu, realizou nesta quinta-feira, dia 7 de abril, no Centro Cultural Mestre Assis, a palestra “Mobilização Social contra a Dengue”, com objetivo de explicar sobre a doença, mostrar dados, orientar como evitar novos casos e eliminar criadouros.
Antes de iniciar a palestra, Chico Brito, prefeito da cidade e Sandra Magali, secretaria de saúde, avaliaram como positiva a parceria firmada com a CRECI – SP, pois, segundo eles, eles podem ser aliados no combate a dengue ao verificar e eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, em casas que ficam fechadas em virtude de estarem à venda ou locação.
“Ninguém consegue fazer nada sozinho, o desafio de juntar as pessoas é muito difícil, por este motivo o nosso grande desafio é transformar a informação em mudança de comportamento. Todo mundo sabe que deixar caixa d’ água aberta e também água parada forma criadouro, mas sempre jogam a responsabilidade no outro, por isso, esse comportamento precisa ser mudado”, afirmou Chico Brito.
Sandra Magali ressaltou que pelo apoio recebido do prefeito e pela luta do governo da cidade, os agentes da zoonoses tem trabalhado arduamente para evitar novos criadouros e casos de Dengue na cidade. “Esse trabalho é para fechar esse ano com poucos casos, até agora registramos três casos confirmados (dois no Vista Alegre e um no Jd. Santo Eduardo), tudo está indicando que fecharemos o ano com poucos casos, no mesmo período de 2010, a cidade registrava oito casos”, observou.
A palestra ministrada para cerca de 40 pessoas por Rosana Panachão, coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde abordou o que é a dengue, como a doença é transmitida, criadouros, como prevenir, sintomas e ainda esclareceu as formas de contágio.
“Por ser uma infecção causada por vírus de quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, a pessoa que já foi infectada com o vírus pode ter dengue mais de uma vez, por este motivo, ela não fica imunizada dos outros sorotipos, como é o caso do novo DEN-4, que pode ser mais forte naquela pessoa que já foi infectada por outros sorotipos”, detalhou.
Saiba como não contrair a Dengue
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A fêmea pode colocar até 200 ovos por vez e as larvas saem e de cinco a sete dias se transformam em mosquitos na fase adulta. Mas não basta retirar a água o local tem que ser limpo, pois os ovos resistem, por até um ano, aderidos à parede do recipiente. “A Fêmea pica durante o dia, a noite o mosquito dorme”, ressaltou Rosana Panachão.
Por isso é importante redobrar o cuidado para não permitir que objetos do dia-a-dia tornem-se criadouros do mosquito como os recipientes que acumulam água. Lembre-se, não basta retirar a água, tem que mantê-los limpos. As caixas d’água devem ser mantidas fechadas e colocar telas no “ladrão”. Quando utilizar tonéis para armazenar água, não se esqueça de mantê-los fechados e procure limpá-los semanalmente.
As calhas entupidas e lajes também podem ser grandes criadouros. É importante verificar periodicamente esses locais e remover a água acumulada. Os pratinhos de plantas devem ser limpos semanalmente ou colocar areia até a borda. Já para as plantas aquáticas, os vasos devem ser lavados com água e sabão, utilizando uma escova, ao menos uma vez na semana. E por fim, manter os sacos de lixo fechados e as lixeiras tampadas que impede, ainda, a aproximação de outros animais que podem trazer doenças como os ratos. “Em Embu os locais que são comuns para os criadouros são as caixas d’ água, ralos, piscinas e pratinhos”, finalizou.
Veja os sintomas da dengue:
• Febre alta
• Dor de cabeça
• Dor atrás dos olhos
• Dor no corpo e nas juntas
• Manchas vermelhas pelo corpo
Em caso de suspeita de Dengue não deixe de ir ao Pronto Socorro ou Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.