Como tornar a sua empresa mais sustentável

Por Outro autor | 19/02/2021

Muito tem falado em sustentabilidade, pois esse termo ficou ainda mais evidente, principalmente, no mundo corporativo nos últimos anos.

Faz muito tempo que se discute sobre o impacto do homem no meio ambiente, fato que ocorrem inúmeras conferências ao redor do mundo para debater sobre o cuidado integrado entre sociedade e ambiente.

Com o crescimento desenfreado das indústrias e do consumo, foi necessário fazer o movimento inverso. Então, surge o desenvolvimento sustentável como meio de utilizar recursos naturais de forma estratégica e inteligente. Não só como uma questão estratégica, mas abrangendo questões da sociedade.

Quando falamos em sustentabilidade corporativa significa que esse desenvolvimento sustentável é aplicado ao mundo dos negócios. Se começarmos a destrinchar a utilização que fazemos de materiais e pessoas em uma empresa, perceberemos que a fazemos de maneira inadequada, muitas vezes, não levando em consideração as responsabilidades sociais, ambientais e econômicas.

Diante desse fato, é possível rever algumas atitudes, buscando a sustentabilidade com o objetivo de tornar o negócio eficiente e lucrativo a longo prazo, compreendendo que os recursos naturais podem acabar e causar um grande impacto social.

Sustentabilidade Corporativa

Atualmente, as marcas ganharam destaque devido as redes sociais. E na mesma proporção as pessoas estão mais conscientes quanto a prática sustentável. Por esse motivo, as empresas passaram a incluir essas práticas em suas atividades, agregando valor ao seu negócio.

O conceito de empresa sustentável está baseado em 3 pilares: econômico, ambiental e social. Porém, muitas empresas acreditam que a sustentabilidade é uma atividade externa apenas.

Contudo, essa iniciativa deve iniciar pelos colaboradores, pois essas atitudes não são mais vistas como diferencial, e sim, passaram a ser prerrogativas básicas para uma empresa sustentável.

Indicadores de sustentabilidade corporativa

Algumas ferramentas e indicadores são utilizados para medir níveis de sustentabilidade e prever melhorias. Vejamos alguns deles a seguir:

Indicador de sustentabilidade: conta com dois índices para medir a sustentabilidade: o ecológico e o humano.

Indicador de bem estar: composto pelos índices ecológico, social, ambiental e institucional. Mede o bem estar social e a sua evolução em direção à sustentabilidade.

Pegada Ecológica: mede a quantidade de recursos naturais para sustentar determinado processo e pode ser considerada um indicador geral de impacto ambiental. 

Outras ferramentas surgiram ao longo do tempo, com o intuito de tornar eficaz o processo dentro das organizações, incentivar a adequação das leis ambientais e adaptação à demanda mercadológica.

Como aplicar a sustentabilidade na sua empresa?

O SEBRAE, em 2013, realizou uma pesquisa sobre sustentabilidade, onde a maioria dos empresários entrevistados viam a sustentabilidade como uma oportunidade de ganho, além de benefícios como redução de custos, devido a melhor gestão ambiental; aumento de parcerias com grandes corporações; também entendiam que a inserção de projetos sustentáveis à empresa valoriza a marca diante da sociedade.

A sustentabilidade aplicada nos pequenos e grandes negócios possibilita o desenvolvimento de atividades lucrativas com alto valor social e a utilização dos recursos naturais de maneira racional, reduzindo os danos ambientais.

A sustentabilidade passou a ser uma tendência que agrega valor ao seu negócio, pois é preciso se precaver e criar métodos de eficiência que abranjam desde os recursos humanos de uma empresa aos recursos naturais dispostos por ela. E ter esse feeling estratégico faz toda diferença, uma vez que a sustentabilidade corporativa vai muito além de uma prática, ela é um fator competitivo no mercado.

Outro ponto que muitas organizações não investem, ainda, é na digitalização. Lembre-se: quem não está no mundo digital, não está em lugar algum! Use e abuse das mídias sociais, blogs, sites, esteja presente nos canais de vídeos e impulsione sua presença digital.

Entretanto, não se esqueça de investir em recursos primordiais para oferecer qualidade na experiência do usuário. Isso inclui tecnologias como: equipamentos, produtos, programas e até mesmo um servidor VPS.

Dicas para tornar sua empresa mais sustentável

Existem diversas maneiras de uma empresa implementar processos sustentáveis, porém, você deve estar pensando: “mas minha empresa é micro/pequena, será que vale a pena?” Independentemente do porte e da área de atuação, é possível crescer e obter lucro preservando o meio ambiente.

Pensando nisso, destacamos algumas dicas para ajudar seu negócio a ser mais sustentável.

Planejamento estratégico

Procure conhecer quais aspectos sustentáveis são mais relevantes para sua empresa. Quanto mais estruturado for seu planejamento, mais possibilidades sua empresa tem de estar preparada para as adversidades do mercado.

Crie processos com transparência

A transparência nos processos em relação ao público é fundamental, ela mostra o que é feito ao longo da cadeia produtiva do negócio e como ele é capaz de gerar produtos e serviços para os seus consumidores.

Quando o cliente tem essas informações, desenvolvem mais empatia e confiança, que em longo prazo, a transparência nos processos acaba aumentando consideravelmente as taxas de fidelização de clientes.

Gestão ambiental

A gestão ambiental é muito importante para que as empresas minimizem impactos no meio ambiente e desenvolvam atividades lucrativas. Fazendo algumas substituições ecológicas, como reciclagem, coleta de óleo, utilizar produtos sustentáveis, etc., são meios racionais de preservar os recursos naturais.

Adotando a documentação eletrônica

Por mais que estejamos vivendo a era da informação, ainda utilizamos muito papel indevidamente. Ao adotar um sistema de documentação eletrônica, é possível reduzir esse consumo desnecessário, economizar espaço de arquivamento, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, além de agilizar buscas, economizar tempo e custos com postagens.

Digitalização de processos

A digitalização é uma grande aliada de uma empresa sustentável. Só o fato de ter um site contribui muito com o meio ambiente, assim como outras estratégias digitais.

No entanto, para viabilizar essas estratégias é preciso investir em recursos específicos, como plataformas, domínio e serviços de hospedagem de sites. E dependendo do projeto é possível investir em um servidor VPS para ter mais desempenho.

Gerenciamento de resíduos sólidos

Para criar um gerenciamento de resíduos eficiente e efetivo, é preciso buscar por parcerias com cooperativas de reciclagem locais para que recolham os resíduos separados. E a organização também pode optar pela implantação da ISO 14001, que define os padrões para o sistema de gestão ambiental das companhias.

Uso eficiente da água e energia

Para reduzir o consumo de água e energia, a companhia deve apostar na combinação entre tecnologia e conscientização dos seus colaboradores.

Assim, vale a pena investir na instalação de equipamentos novos e modernos, com melhores classificações de consumo e que regulem o uso desses recursos, organizar os espaços de forma a aproveitar melhor a luminosidade solar.

Parceiros sustentáveis

Prefira sempre comprar de fornecedores que possuam certificações ambientais, isso é importante porque garante que a origem da matéria-prima utilizada para a produção seja de fontes adequadas e que se baseiam em práticas que contribuam para o equilíbrio ambiental.

Seja praticante da sustentabilidade social! Estimule o comércio e a economia da região, contribua para o desenvolvimento da comunidade em que seu negócio está inserido.

Implemente políticas de conscientização

Nenhuma dessas iniciativas surtirá o efeito desejado se a companhia não for capaz de convencer seus colaboradores a adotar práticas sustentáveis.

Por isso, a implementação de políticas de conscientização como o objetivo de mostrar ao seu quadro de funcionários que a sustentabilidade é importante, por meio de ações que vão de palestras, criação de campanhas de conscientização e ofertas de cursos.

Conclusão

Por fim, use a tecnologia como sua aliada para tornar seu negócio mais sustentável. Investimento sustentável é produzir mais gastando menos, modernizando sua empresa com equipamentos, programas e até mesmo um servidor VPS, pois se a sua empresa atua digitalmente este recurso será um grande diferencial para gerenciar a implementação da sustentabilidade corporativa ao seu negócio.

Gostou das nossas dicas? Lembre-se: os resultados vêm em médio e longo prazo e exigem paciência e tempo! Empresas que visam aderir à cultura sustentável recebem mais simpatia da sociedade!

Comentários