Taboão da Serra comemora 62 anos emancipação, história e tradição

Por Da Redação do Jornal na Net | 19/02/2021

Taboão da Serra completa 62 anos de emancipação político-administrativa fazendo por merecer adjetivos como acolhedora, hospitaleira e generosa. Em seus poucos mais de 20 km² vivem quase 300 mil pessoas, que fazem a cidade registrar a maior densidade populacional do Brasil, com mais de 14 mil habitantes por quilometro quadrado. Com 62 anos e ainda bastante jovem, Taboão tem muitas conquistas a celebrar e muitos desafios a superar.

Os quase 300 mil habitantes de Taboão da Serra enfrentam gigantescos ao mesmo tempo em que vivem numa cidade reconhecida como a melhor da região. Por causa da pandemia do Covid-19 os desafios se ampliaram e trouxe novas preocupações à população. Mas, a esperança que veio junto com a vacina mantém viva a certeza de que Taboão da Serra continuará sendo como uma mãe generosa que abraça e acolhe filhos naturais e os novos filhos que não param de chegar de todos os cantos do Brasil.

Fundada em 19 de fevereiro de 1959 Taboão da Serra é cidade irmã de Embu das Artes os dois municípios foram criados na mesma data por meio de decreto governamental. Embu celebra sua emancipação da cidade mãe, Itapecerica da Serra, no dia da assinatura do decreto, em 18 de fevereiro, e, Taboão da Serra na data de sua publicação, 19 de fevereiro.

Taboão chega aos 62 anos reconhecida pelo seu pioneirismo em várias áreas. A cidade elegeu Laurita Ortega, a primeira mulher prefeita do Brasil após a redemocratização de 1946. A cidade foi a primeira da região a eleger representante na Assembleia Legislativa e recentemente chegou a ter dois representantes na casa do povo paulista, o atual prefeito José Aprígio e a deputada Analice Fernandes.

É de Taboão a melhor técnica de Futsal do mundo, Cris Souza. Na cultura a cidade se destaca pela Encenação da Paixão de Cristo e na educação celebra o fato de ter o melhor IDEB da região. Além disso, o tradicional Parque das Hortênsias é o coração verde da cidade. A cidade ainda tem seu próprio Cristo Redentor no alto do morro do Pazzine.

Também é preciso lembrar conquistas importantes como a instalação da sede própria do Corpo de Bombeiros, a ETEc, Poupatempo, BomPrato, Arena Multiuso e desafios gigantescos em mobilidade, emprego, habitação, segurança e saúde.
A história conta que o nome da cidade de Taboão teria se originado de uma planta chamada Taboa, que existia na entrada da cidade, onde hoje está localizado o largo do Taboão.

Os mais antigos diziam que para chegar até o município, era preciso atravessar uma das duas pontes de madeira que existiam naquele local. Alguns defendem que dessas grandes tábuas surgiu o nome da cidade.

Taboão tem como emancipadores José André de Moraes, Álvaro Manoel de Oliveira, José Ruiz Moreno, Sebastião da Cunha, Benedito Carneiro de Freitas, Léo Baranowsky, Hosuke Hatake, Luzia Hellmeister, Mary Rose Ducase Maciel. Eles foram os protagonistas centrais da luta em favor da emancipação da cidade que se tornou uma das mais pujantes da região.

Taboão da Serra é pequena em extensão territorial e grande em vários aspectos. Do ponto de vista histórico a vida de Taboão começa por volta de 1910 quando um vilarejo chamado Vila Poá foi instalado nas margens dos córregos Poá e Pirajuçara. No início eram poucas casas, a maioria chácaras que produziam batatas, cenouras e mandiocas, além de diversos pomares e algumas parreiras.

Comentários