Embu das Artes celebra 62 anos de emancipação política

Por Da Redação do Jornal na Net | 18/02/2021

Embu das Artes celebra 62 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira, 18. Esse ano o aniversário da cidade não terá festas ou comemorações como em anos anteriores por conta da pandemia do Covid-19 que impede aglomerações.

A cidade chega aos 62 anos com muitas conquistas e repleta de desafios que vão desde a geração de emprego, segurança, saúde e educação. Atualmente, um dos grandes desafios da cidade é manter viva a Feira de Artesanato, as galerias, lojas a arte e seus artistas, maior símbolo da cidade, bastante atingida pelas consequências da pandemia.


Embu, assim como Taboão pertencia à cidade mãe Itapecerica da Serra. Ambas foram emancipadas por iniciativa de moradores e tem a mesma idade. O decreto de emancipação de Taboão e Embu foi feito no mesmo dia. Embu celebra aniversário no dia da aprovação, 18, e Taboão celebra dia 19, quando o decreto foi publicado.

A autonomia conquistada graças à criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas da sociedade que promoveram uma forte campanha pela emancipação da cidade, contou com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.

A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de 1959. Annis Neme Bassith foi eleito o primeiro prefeito da cidade e Carlos Koch para vice. Eles foram empossados em 1º de janeiro de 1960 juntos com os vereadores eleitos.

Fundada pelos jesuítas em 1554, Embu das Artes é atualmente uma estância turística com uma população estimada em 270 mil habitantes (IBGE). Sua maior atração é a Feira de Artes e Artesanato que completou 52 anos de atividade neste ano e recebe cerca de 30 a 40 mil visitantes por fim de semana no Centro Histórico, que é formado pelo Museu de Arte Sacra (construído pelos jesuítas e índios no século XVII), além de belas alamedas e construções interessantes e coloridas.

Em 2011, por meio de um plebiscito que movimentou toda a cidade, os moradores decidiram mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi chamada popularmente por todos.

Comentários