5 Tecnologias para ficar de olho em 2021

Por Outro autor | 15/02/2021

Nos últimos anos, milhares de novas tecnologias surgem em todo o mundo. Alguma evoluem rapidamente, outras demoram para evoluir e algumas não conseguem obter o sucesso necessário para se manter no mercado. Desta forma é difícil fazer previsões tão certeiras em relação às novas tecnologias. Apesar disso, existem algumas áreas que podemos dizer que estão consolidadas no mercado mundial, mas possuem projeção para se expandir ainda mais! Com base nisso, vamos apresentar a seguir 5 tecnologias para você ficar de olho durante o ano de 2021, não só no Brasil, mas em todo o mundo!

Carros elétricos: Os carros elétricos são comentados há muitos anos, e estão ganhando cada vez mais força no cenário nacional e internacional. O setor vem apresentando altas históricas nos últimos anos e, uma das principais empresas do setor, a Tesla, está em amplo crescimento. Somente no ano de 2020, as ações da empresa tiveram ganhos de 743%, e para o ano de 2021 a Tesla pretende se expandir ainda mais, inclusive com a instalação de uma nova fábrica na Índia.

Bitcoin e Criptomoedas: Outro segmento de mercado muito interessante para os próximos anos são o Bitcoin e as criptomoedas em geral. Com o surgimento em 2009, o Bitcoin ganhou valor com o passar dos anos e, nos últimos anos, apresentou altas históricas, o que foi fundamental para a ampliação do mercado. Atualmente, o volume de mercado é grande, e a tendência é que aumente ainda mais nos próximos anos. Até mesmo a Tesla, que mencionamos no item anterior, adentrou no mundo das criptomoedas, investindo US$ 1,5 bilhão em Bitcoins recentemente.

Super aplicativos: Outra tecnologia que promete balançar o mercado no ano de 2021 são os super aplicativos. De uma forma simplificada, os super aplicativos são apps que oferecem múltiplos serviços em uma única plataforma, de maneira que os clientes conseguem realizar praticamente todas as atividades sem sair de casa. No Brasil, um dos aplicativos pioneiros na área é o Magazine Luiza, que oferece produtos e serviços de diversas categorias em um único app. Inclusive, o aplicativo oferece agora o próprio sistema de pagamento, o MagaluPay, que conta também com um sistema de cashback dentro do aplicativo. Além do Magazine Luiza, existem também outros super aplicativos no Brasil, como a Americanas e o Rappi. Portanto, não deixe de acompanhar este segmento!

Realidade virtual: Cada vez mais popular no Brasil e no mundo, a realidade virtual também é uma tecnologia para ficar de olho em 2021! Como o próprio nome sugere, a realidade virtual cria um ambiente virtual em que a pessoa se sente como estivesse no local, incluindo efeitos sonoros e visuais que podem permitir até mesmo a interação com o que o usuário vê ao seu redor. A realidade virtual já é muito utilizada em jogos, mas pode se expandir para outras áreas!

Saúde digital: Nos últimos anos e principalmente no ano de 2020, a saúde digital ganhou um espaço considerável no mercado brasileiro e mundial. Por conta da pandemia do covid-19, diversos aplicativos para auxiliar na saúde ganharam espaço no mercado, como aplicativos de exercícios e rotinas para auxiliar na sua saúde. Estes aplicativos possuem uma série de vantagens, principalmente no que diz respeito à velocidade de comunicação. No entanto, lembre-se de consultar um médico regularmente, embora diversos médicos já ofereçam consultas remotas!

Desta maneira, foram apresentadas acima cinco das principais tecnologias que você deve ficar de olho no ano de 2021, tanto para utilizar quanto investir nestes segmentos. Obviamente, existe uma variedade muito grande de oportunidades e tecnologias disponíveis no mercado, que poderão se tornar grande opções num futuro próximo. Ainda assim, as tecnologias que foram apresentadas acima já estão consolidadas no cenário mundial, sendo alternativas interessantes e que merecem o devido destaque, principalmente ao longo deste ano!

Comentários