Atleta mirim taboanense de Jiu-Jitsu é campeã na Copa Company no Rio de Janeiro

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 3/12/2020

A atleta mirim taboanense, Astrid Oliveira Carlotto, de 15 anos, mais uma vez foi destaque em uma competição de Jiu-Jitsu. Além de ter conquistado o título de campeã brasileira no esporte este ano,  ela levou medalha de ouro no sábado, 28, na luta casada da Copa Company, realizada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. 

Astrid competiu contra uma atleta de Brasília e finalizou a luta com um golpe de estrangulamento chamado arco-e-flecha. “Ela era bem mais alta e mais forte que eu, mas isso não empacou em nada para eu ganhar. Finalizei com um estrangulamento que é algo que eu venho treinando e quero sempre aplicar nas minhas lutas”, disse. 

Para ela, a sensação de ter tido esta vitória “foi muito boa” porque foi seu primeiro cinturão conquistado. A taboanense ainda lutou na sexta-feira, 27, o GP do campeonato, mas acabou em terceiro por um erro da arbitragem na segunda e última luta,  segundo alega. 

A preparação de Astrid este ano para as competições foi diferente. Com o fechamento das academias de luta no início devido à quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, ela passou a treinar em casa com o pai. Foi somente com a reabertura gradual que ela pode voltar para a escola de luta. Lá, os treinos duraram 4 meses. 

Além do Campeonato Brasileiro e da Copa Company, a lutadora de Jiu-Jitsu participou de uma outra competição no início do ano. A agenda em 2020 não foi tão movimentada também por conta da Covid-19, mas ela já adianta os planos para 2021. “Ano que vem quero estar em muitos campeonatos, pois vou estar em uma nova faixa e espero que os resultados sejam bem melhores”, relatou. 

"Todo esforço dela está sendo recompensado. Mesmo em meio à pandemia, ela continua se dedicando para manter estes resultados, nos estudos também. Consegue manter o estudo e o esporte, é focada e determinada”, relata Erber Carlotto, pai de Astrid. “Eu e a mãe dele só temos orgulho. Ela é uma ótima garota”, concluiu. 

História no Jiu Jitsu 

Astrid atua no esporte há 5 anos e sua paixão pelo Jiu-Jitsu começou quando ainda era pequena. “Como eu trabalho muito viajando, o momento que eu tinha era quando íamos treinar. No Jiu-Jitsu ela viu as crianças treinando e disse ‘pai eu quero também’ e com quatro meses de treino ela ganhou seu primeiro campeonato e pegou gosto”, destacou o pai. 

Hoje, apesar da pouca idade, a adolescente é destaque no esporte. Ao todo, ela já participou de mais de 50 torneios e conquistou títulos importantes como o Campeonato Paulista de 2018, o Circuito Internacional 2018, o South America pela Federação de Abu Dhabi, o Prime 2018, além de ser pentacampeã da Copa Taboão da Serra

A atleta taboanense atualmente é patrocinada pela Tópico Galpões, pelo Alex Gordo Despachante, pelo Hortifruti NP, Espaço Laser Depilação Studio Fio, O'Botecão Açaí, Cross Life Taboão, Centro Nutricionista Josi Hypólito e Açaí Fruta Tropical. 

 

Comentários