Taboão e Embu terão mais 4 novas escolas em período integral

Por Assessoria de Imprensa | 6/11/2020

A partir de 2021 a região terá mais 4 escolas estaduais funcionando em regime integral, que prevê uma período de permanência do aluno na escola entre 7 a 9 horas. “O ensino integral é uma grande vitória para educação, que poderá se estruturar em bases mais sólidas, para que nossos alunos tenham uma melhor formação”, avalia a deputada Analice Fernandes. 

Na EE Gilberto Freire, em Taboão da Serra os alunos permanecerão, 9 horas na escola, já na EE José Roberto Pacheco também em Taboão, e nas EE Rodolfo José da Costa  e Silva e EE Henrique Costa, em Embu das Artes, serão dois turnos de 7 horas.   

Para o dirigente Regional de Ensino de Taboão e Embu das Artes, Reinaldo Inácio de Lima, as 4 novas escolas em período integral, que irão se somar a duas existentes, são um grande avanço para a nossa região no que se refere a melhoria da qualidade da educação pública . O aumento do período de estadia do aluno na escola mediado por uma proposta de ensino e aprendizagem consistente, baseada no protagonismo e na construção do projeto de vida dos alunos gera muitas possibilidades para a construção de um processo educativo significativo .

 Segundo o secretário de Educação, Rossiele Soares, ao todo serão mais 400 escolas da rede estadual que passarão a fazer parte do Programa de Ensino Integral (PEI). 

“São 400 novas escolas que vão começar a funcionar a partir de fevereiro de 2021 em tempo integral. O ensino em período integral é fundamental se quisermos ter uma educação de excelência”, disse a deputada Analice Fernandes.

As 400 novas escolas são as que manifestaram interesse em aderir ao programa e que obedecem aos critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e atender a uma comunidade com maior vulnerabilidade socioeconômica.

As novas 400 PEIs já estarão em funcionamento no próximo ano letivo de 2021. Elas vão ofertar 254 mil novas vagas para alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. No total, as 1.064 escolas do programa terão 542 mil vagas em todo o estado de São Paulo, o que corresponde a 15% da rede.

Sobre o PEI

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis de acordo com temas de interesse como dança, xadrez e debates.

Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida.  Os alunos também vão poder escolher algumas disciplinas de acordo com seus objetivos. A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos.

Ideb maior e meta do PNE

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 divulgados recentemente apontaram que as escolas do PEI de ensino médio de São Paulo cresceram 1,2 ponto em relação ao último indicador, enquanto as escolas da rede regular subiram 0,6.

As 33 escolas estaduais de São Paulo de ensino médio com melhores indicadores são todas integrantes do PEI. Nos anos finais do ensino fundamental, o cenário se repete: nove das dez primeiras escolas da rede estadual de São Paulo com melhores notas do Ideb são do PEI.

Estudos ainda mostram que o ensino integral aumenta a empregabilidade e renda dos egressos. O investimento na modalidade ainda é uma das metas dos Planos Nacional e Estadual de Educação, que determinam que 50% das escolas devem oferecer o ensino integral até 2024 e 2026, respectivamente.

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