Em quase um mês e meio, UPA Akira Tada já atendeu mais de 5 mil pessoas com suspeita de Covid-19

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 23/10/2020

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra, ultrapassou nesta quinta-feira, dia 22, a marca de 5.078 atendimentos de pacientes com sintomas do novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde. A UPA opera há um mês e meio como hospital de referência para atendimento a casos suspeitos de Covid-19. 

A UPA começou a receber pacientes em estado grave que necessitavam de internação no início da pandemia, mas manteve seus atendimentos para outros casos. No final de maio, porém, o prefeito anunciou que a unidade só iria receber pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus. 

A unidade operou em conjunto com o Hospital de Campanha, que recebia casos leves e moderados, durante 5 meses. Em meados de setembro, porém, o Hospital foi fechado após os casos de coronavírus apresentarem queda e a UPA passou a ser a unidade de referência em atendimentos de casos suspeitos de Covid-19; . 

Diariamente, o equipamento recebe mais de 100 pessoas. Até agora, 93 ficaram internadas no local, sendo que, até esta quarta-feira, 21, 10 permaneciam hospitalizadas. A UPA dispõe de 40 leitos, sendo 17 deles com respiradores.  

Taboão da Serra soma até esta quinta-feira, 22, 287 mortes em decorrência da Covid-19. Ao todo, 9.074 moradores já foram infectados, mas destes, 8.404 foram curados e 383 ainda seguem em acompanhamento. Outros 31 aguardam o resultado do exame e 20.660 tiveram as suspeitas descartadas. Houve mais de 29.765 notificações de casos na cidade.

 

Comentários