Após cortejo realizado pela GCM, corpo de Denis Viana é enterrado no cemitério Pq. dos Ipês

Por Redação | 12/10/2020

O corpo de Denis Viana, ex-secretário de Segurança Pública de Embu das Artes, foi enterrado nesta tarde de segunda-feira, dia 12, no cemitério Parque dos Ipês, em Itapecerica da Serra. Denis era GCM de carreira na cidade e este ano concorria como candidato a vereador pelo PSC. 

Antes do sepultamento, diversos guardas se empenharam em um cortejo que saiu do Cemitério Jesuita. O ex-secretário teve o corpo inicialmente velado na Câmara Municipal de Embu das Artes, mas foi levado em seguida para o Cemitério Parque dos Ipês, onde um outro velório foi realizado apenas para a família. 

Denis foi baleado e morto por policiais militares após uma confusão na madrugada de domingo, 11, em um evento político realizado em uma casa noturna conhecida como Nilsinho Show, no Jardim Flórida, em Embu das Artes. 

Segundo informações obtidas pela reportagem, um homem que estava com Denis efetuou um disparo contra um dos PMs durante uma briga e o acertou na perna direita. Alvejado, o policial e seu colega revidaram. Denis foi baleado com dois tiros e não resistiu aos ferimentos. Ja o rapaz que o acompanhava sobreviveu.

No boletim de ocorrência, o homem confirma que efetuou o primeiro disparo porque acreditou que ele e Denis estivessem em perigo. Ele ainda afirmou que não tem porte de armas, mas se identificou como segurança pessoal de Viana. 

A família de Denis, porém, contesta a versão e diz que o GCM foi baleado nas costas pelos policiais enquanto tentava separar uma briga, sem que oferecesse qualquer ameaça ou pudesse se defender. 

Denis estava há 17 anos na corporação. Em 2017, na gestão de Ney Santos (Republicanos), se tornou secretário da recém-criada pasta da Segurança Pública e nela permaneceu até maio deste ano, quando foi exonerado. 

Seu reconhecimento dentro da corporação se deve ao fato de ter atuado para a criação da ROMU, para o aumento de efetivo e a contratação de 45 novos, além da renovação da frota e aquisição de novos armamentos. Denis também é responsável pela implantação do Centro de Formação Continuada para Guardas (CEFECON)

A morte de Viana causou comoção entre a classe política, a Guarda e moradores de Embu das Artes. O prefeito Ney Santos (Republicanos) suspendeu no domingo, 11,  todas as atividades políticas nas quais estaria presente para estar próximo à família do ex-secretário. 

“Hoje o dia amanheceu bastante triste, perdemos o nosso amigo, sempre secretário de Segurança Pública e Guarda Municipal de Carreira, Denis Viana [...] Meus sentimentos à família, mais uma vez que Deus conforte o coração de todos e dos guardas de Embu das Artes, que sofreram na data de hoje”, disse Ney. 

A Câmara Municipal também emitiu nota de pesar. “A Câmara Municipal de Embu das Artes lamenta profundamente o falecimento do GCM e ex-Secretário Municipal de Segurança, Denis Viana, que foi morto vítima de disparos na madrugada deste domingo (11)”, publicou o Legislativo. 

 

Comentários