Incêndio de grandes proporções destrói vegetação e quase atinge casas de moradores em Embu
Um incêndio de grandes proporções que aconteceu neste domingo, dia 20, provocou um enorme susto entre os moradores da Chácara São Cristóvão, em Embu das Artes. O fogo destruiu boa parte da vegetação de uma área próxima à rua Crisântemos e quase atingiu as casas ao entorno.
Com medo, muitos munícipes filmaram o incêndio (clique aqui e assita), que começou por volta das 15h e terminou somente às 21h. Em um dos vídeos enviados à reportagem é possível ver as chamas perto da casa de um senhor cadeirante, que aguarda na área externa do imóvel.
“A casa dele está completamente vulnerável. A gente aqui está protegido por um córrego que corre rente a nossa cerca e pelo lago, então dificilmente o fogo chega aqui, mas estamos monitorando para qualquer coisa resgatar nosso vizinho”, disse o rapaz.
A desconfiança é de que alguém possa ter colocado fogo na mata. “Infelizmente, este é um problema recorrente. Toda época do ano esse terreno fica completamente carbonizado, ameaçando toda a fauna e toda a flora da região. Os animais fogem, a biodiversidade fica ameaçada e a população daqui também. E a queimada criminosa acontece sempre no mesmo ponto, que é ali no topo do terreno, na estrada, em um bambuzal”, disse.
O Corpo de Bombeiros foi acionado durante todo o tempo, mas só conseguiu chegar ao local após as chamas se apagarem. Segundo informações obtidas pela reportagem, a equipe lotada no centro de Embu das Artes estava empenhada em um incêndio na Raposo Tavares e os Bombeiros de Diadema tiveram que se deslocar até a cidade para atender a ocorrência.