Paulinho assume prefeitura de Itapecerica da Serra e exonera secretários de Jorge Costa

Por Redação | 17/09/2020

Confirmando rumores que circulavam na cidade, Paulinho (DEM) tomou posse como prefeito de Itapecerica da Serra e exonerou em seu segundo dia no cargo os 12 secretários municipais que haviam sido nomeados por Jorge Costa (PTB), que precisou tirar licença para se tratar do coronavírus.

O prefeito agora afastado contraiu a doença há pelo menos duas semanas e anunciou na noite desta quarta-feira, dia 16, sua saída do Executivo. Jorge chegou a ficar internado na UTI, mas agora, segundo sua assessoria, apresenta boa recuperação. Com ele afastado por mais de 15 dias, por lei quem assume é seu vice.

Após andarem lado a lado durante anos, Jorge e Paulinho tiveram um rompimento político em fevereiro de 2019. Deste então, o vice agora empossado prefeito faz parte da oposição e vem fazendo duras críticas a atual gestão. Paulinho saiu do PSB e se filou ao DEM para disputar como candidato a prefeito. Jorge também é candidato para tentar a reeleição. 

O racha aconteceu porque Jorge exonerou secretários do PSB, partido ao qual Paulinho era filiado à época. Helena Roi, mulher de Paulinho, também foi demitida da Secretaria de de Inclusão e Desenvolvimento Social. Segundo Paulinho, ele sequer foi consultado sobre a saída de seus companheiros do Governo

Ele também acusou a gestão de não fazer a limpeza necessária. “Não há transparência, não há clareza sobre pessoas que são investigadas. Era para o Jorge ter entrado e ter feito a limpeza que ele prometeu, mas o povo não viu a mudança", disse durante entrevista à página FFNEWS ao dizer que  a gestão anterior, a qual o PSB fazia oposição, e a atual "são praticamente a mesma coisa".

A reportagem tentou contato com Paulinho em uma de suas redes sociais para que ele pudesse se posicionar, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.  Já a assessoria de Jorge Costa informou que por enquanto ele não falará a respeito das exonerações. 

Veja a lista de secretários demitidos:

Secretaria Municipal de Administração - Maria Cecília da Silva Szaz 

Secretaria Municipal da Cultura -  Luiz Farias de Oliveira 

Secretaria Municipal de Educação - Soraia Regina Ribeiro

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - Waldomiro de Freitas Dias 

Secretaria Municipal de Finanças - Ivo Martello Filho

Secretaria Municipal de Governo, Ciência e Tecnologia - José Carlos Calado

Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano - Aguinaldo Ferreira 

Secretaria Municipal  de Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho - Tatiana Lopes Nascimento Silva

Secretaria Municipal  de Planejamento e Meio Ambiente - Cláudio Silvestre Rodrigues Júnior 

Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito - Oswaldo Luiz Cardenuto 

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - Carlos Humberto Hueb da Silva

 

Comentários