Partidos têm até dia 16 de setembro para realizar convenções

Por Redação | 30/08/2020

As convenções partidárias para a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores que irão disputar as eleições municipais de 2020 estão autorizadas a começar  nesta segunda-feira, 31, com prazo final para realização até o dia 16 de setembro. 

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o calendário eleitoral foi alterado, prorrogando todos os prazos por 42 dias. Desta forma, as convenções, que seriam realizadas entre o fim de julho e o começo de agosto, precisaram ser adiadas. 

Outra mudança é a aprovação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de uma resolução que autoriza a realização das convenções de forma virtual. A medida visa evitar aglomerações, no entanto, não é obrigatória.  Os encontros presenciais também podem acontecer, desde que as medidas sanitárias de cada município sejam respeitadas. 

Os partidos terão até dia 26 de setembro para registrar as candidaturas. Já no dia 27 se inicia a data para a realização da campanha eleitoral. 

Com a prorrogação do calendário, a data de votação do primeiro turno acontecerá no dia 15 novembro. Já a do segundo acontecerá duas semanas depois, no dia 29.

 

Comentários