Prefeito regulamenta lei da Carteira Municipal de Identificação do Autista de Taboão da Serra

Por Da Redação do Jornal na Net | 10/07/2020

A Lei que criou a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), em Taboão da Serra, de autoria do vereador Dr. Ronaldo Onishi foi regulamentada pelo prefeito Fernando Fernandes nesta quinta-feira, 9, numa solenidade respeitando as regras de distanciamento e o uso de máscaras. O prefeito contou que com frequência trata do tema autismo com o vereador Dr. Onishi, a quem classificou como verdadeiro guardião da causa autista na Câmara.

A lei 2306/2019, que criou a Carteira Municipal de Identificação do Autista foi aprovada antes da lei nacional.

"Parabéns Onishi você é o grande guardião da causa autista na Câmara de vereadores", enfatizou o prefeito.

Fernando Fernandes citou que o vereador Dr. Ronaldo Onishi é autor de várias leis, inclusive a da carteira do autista.

“O Onishi realmente é um representante dos autistas na Câmara de Vereadores. Ele sempre se preocupou a causa. Garantiu conquistas importantes, mas é claro que ainda existem muitos desafios. Espero que cada governo que vier tenha o mesmo cuidado e sensibilidade com esse tema", observou o prefeito, alertando que é preciso manter as políticas públicas para os autistas na cidade.

O prefeito observou que a experiência dos familiares que convivem com as crianças autistas é intensa e pode ser capaz de identificar o que até especialistas podem ter dificuldade. Numa mensagem de otimismo aos familiares dos autistas o prefeito alertou que é preciso fazer todo o possível para assegurar que os autistas sejam o melhor que puderem ser.

O vereador fez um balanço positivo das políticas públicas para autistas em Taboão da Serra. Lembrou que atua na causa há sete anos. Citou as conquistas e pontuou os próximos desafios da causa autista na cidade.

"Nossa cidade está na vanguarda das políticas públicas para autismo. Sou autor da Lei que Cria a Semana de Conscientização de Autismo. Trabalhamos a conscientização, implantamos o autismo no esporte, aprovamos e regulamentamos a carteira do Autista e nosso próximo desafio será implantar o Centro de Referência do Autista em Taboão. Fico muito feliz de ser autor de leis tão importantes para a causa autista", destacou o Dr. Ronaldo Onishi.

O vereador salientou a importância do trabalho em rede das secretarias de Saúde, Educação, Esporte e agora da Assistência Social que fará a emissão das Carteiras do Autista que será expedida pelo CRAS, do território do requerente, sem qualquer custo, mediante requerimento, acompanhado de relatório médico com CID, cópia RG, CPF, certidão de nascimento, inclusive dos pais, comprovante de endereço atualizado e foto 3x4.

“Todo o nosso trabalho e reconhecimento das famílias autistas da nossa cidade é motivo de muito orgulho para mim. Tenho compromisso com o autismo, com as famílias de Taboão”, disse.

Participaram do evento o Prefeito Fernando Fernandes, Vereador Dr. Ronaldo Onishi, Secretária de Assistência Social Arlete Silva, Secretaria de Habitação Sandra Pereira, Presidente do CMDCA Vanini Mandaj, Diretor CAPSI Adilson, mães Maria Luiza, Zuleica Menezes, Ataise Barbosa, o pai Anderson e a avó Edite Bachega.

Comentários