UBS Pq Paraíso, em Itapecerica, é invadida
Mais uma vez a saúde de Itapecerica virou caso de polícia. Na madrugada desta terça-feira, dia 15, um ato de vandalismo deixou parte da Unidade Básica de Saúde do Parque Paraíso (ao lado da Escola Joaquinzão) deteriorada. Os estragos como grades arrancadas, vasos quebrados, exames, prontuários e caixas espalhados dentro e fora do prédio, e algumas pichações foram periciados durante a manhã. A UBS permaneceu fechada para atendimento.
Inconformada com o ato de vandalismo, que mais uma vez aconteceu em um prédio da saúde pública do município, Michele Sales, superintendente de saúde, disse que essa é a primeira vez que um ato desta magnitude acontece na UBS. “Já aconteceu de arrancarem a grande da parte de trás, que foi trocada logo depois. O dinheiro que poderia ser usado em outro lugar vamos ter que usar aqui, com o serralheiro entre outros investimentos. Uma das preocupações são os prontuários dos pacientes, porque fornece todas as informações dos pacientes”, comentou.
Ainda, segundo Michele, a UBS ganhará acesso para cadeirantes, mas para preservar o local, os moradores ao redor precisam ajudar. “Estamos pensando no bem estar do paciente, mudamos o estacionamento para adequar acesso aos cadeirantes, mas é necessário que a população ligue para a PM ou GCM quando ouvir algum barulho”, disse.
Funcionários da UBS afirmaram a reportagem do Jornal na Net que o prédio já foi pichado anteriormente e ainda que de domingo para segunda, uma árvore foi serrada. “Parece que foi um aviso que eles iam entrar aqui. É visível que eles tiraram as grades e entraram pela janela, que está aberta ao máximo, as salas de odontologia, acolhimento (exames) e curativos foram reviradas”, observaram.
Dona Geralda, do Conselho Municipal de Saúde afirmou que a UBS recebe por dia 500 pacientes e que até esta terça-feira, a Unidade Básica de Saúde era referencia para os médicos. “Todos queriam trabalhar aqui, agora eu já não sei mais se isso vai acontecer”, resumiu.
Até o fechamento da matéria nenhuma informação sobre os vândalos foram divulgadas. A reportagem entrou em contato com a Superintendente Michele, para questionar quais são as próximas providências que serão tomadas em relação a UBS, mas não obteve retorno.
Confira fotos:
Vasos quebrados e grades são arrancadas por invasores
Grades arrancadas e janelas foram abertas para a entrada dos invasores
Árvore é cortada de domingo para segunda-feira
Exames são espalhados por invasores
Pasta e caixa ficaram espalhados na sala de odontologia
Prontuário dos pacientes foram jogados para fora da UBS