Em 4 dias, Itapecerica da Serra registra 10 mortes por Covid-19; total de vítimas fatais chega a 36

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 5/06/2020

Itapecerica da Serra registrou nos últimos quatro dias 10 mortes por Covid-19, segundo mostram os boletins diários divulgados pela Autarquia Municipal da Saúde. Com os novos falecimentos, o número de vítimas fatais pela doença chega 36 nesta sexta-feira, dia 5.

De segunda, 1, para terça-feira, 2, uma morte foi contabilizada e o total subiu para 27. Na quarta-feira, 3, mais três mortes; na quinta, 4, mais duas e nesta sexta, 5, mais outros quatro óbitos se somaram às estatísticas.

Ainda de acordo com o boletim divulgado, 6 mortes ainda são investigadas. Na cidade, 412 moradores já contraíram a doença e 150 foram curados. Outros 203 aguardam o resultado do exame e 489 tiveram as suspeitas descartadas.

Reabertura da economia

A prefeitura de Itapecerica da Serra já sinalizou que vai começar a abrir gradualmente o comércio na próxima segunda-feira, dia 8. Segundo informou, um decreto será publicado permitindo a volta das atividades de pequenos varejos, lojas de departamentos e escolas de cursos livres.

Outros estabelecimentos, como academias, autoescolas, despachantes, concessionárias de veículo, escritórios, já estão autorizados a funcionar, desde que sigam algumas determinações estabelecidas pelo poder público municipal.

Apesar da decisão, a cidade faz parte da região que não cumpre os requisitos implementados pelo Governo de São Paulo para a retomada gradual da economia anunciada no Plano São Paulo, que tem 5 fases de reabertura. Itapecerica, assim como todas as cidades da Grande São Paulo, ainda estão na fase 1, considerada vermelha, que só permite a abertura de comércios essenciais.

Na segunda, que é a laranja, poderá abrir shopping centers, comércios e serviços. Na terceira, amarela, a flexibilização também se estende para bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias. Na quarta, verde, academias também podem abrir. Já a 5, classificada pela cor azul, pressupõe um quadro já controlado e autoriza a retomada de todas as atividades econômicas.

Para cada um dos níveis, são considerados alguns pré-requisitos, como levando a taxa de ocupação de leitos de UTI por coronavírus, a quantidade de leitos por 100 mil habitantes, o número de casos, de internações e de óbitos.  

Comentários