Itapecerica da Serra cria assistente virtual para atender casos suspeitos de Covid-19

Por Prefeitura de Itapecerica da Serra | 28/05/2020

A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra lançou um Assistente Virtual de Combate ao Coronavírus capaz de realizar triagens, teleconsultas e encaminhamentos: o Dr. Zap, projetado para atender casos suspeitos de coronavírus

O sistema via Whatsapp é muito simples, basta salvar o número 11 96019-5392 e enviar uma mensagem. O usuário então responderá algumas perguntas e, se necessário, receberá uma chamada de vídeo de um médico da rede municipal de saúde.

A tecnologia é uma forma rápida, fácil e eficiente de proporcionar um atendimento para toda a população. Esse robô é capaz de interagir com os mais de 170 mil habitantes da cidade em um dia, se necessário for. Com linguagem simples, ele possibilita o atendimento para todas as faixas etárias e está disponível 24h e 7 dias na semana, utilizando protocolos que seguem as diretrizes do SUS.

Segundo a Prefeitura de Itapecerica da Serra, “o intuito é acolher todos os nossos munícipes, com uma informação padronizada, de acordo com o que é indicado pelos especialistas, podendo identificar as pessoas suspeitas do COVID19 logo no início, e encaminhar para a teleconsulta e encaminhamentos necessários, além de monitorar diariamente as pessoas que apresentam poucos sintomas mas que não são suspeitos clássicos”.

Em operação com nove médicos da rede municipal de Saúde de Itapecerica da Serra, parcialmente dedicados, o Dr. Zap tem a capacidade de atendimento adicional de 410 consultas/semana. Essa mesma equipe médica pode quadruplicar a capacidade de atendimento quando necessário, pois estão treinados e equipados para tal.

5 benefícios

  1. Possibilita assistência médica ao munícipe no seu isolamento domiciliar.
  2. Possibilita que os médicos que estavam na zona de risco, portanto, afastados, voltem a trabalhar, na segurança de suas casas.
  3. Permite que também a população da zona rural tenha acesso a teleconsulta sem deslocamento, a um click do seu celular.
  4. Apoia a gestão em um plano de aumentar a capacidade de atendimento médico de forma exponencial (médico também poderá atender remotamente).
  5. Classifica o risco da população triada em tempo real além de monitorar, diariamente, todos os pacientes triados para acompanhar a evolução dos casos.

Serviço

Dr. Zap – Assistente Virtual para triagens, teleconsultas e encaminhamentos para casos suspeitos de Coronavírus.

Whatsapp:  11 96019-5392

Comentários