Mesmo após feriado prolongado de 5 dias, isolamento social em Taboão da Serra ainda é baixo

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 26/05/2020

Mesmo após a antecipação dos feriados em Taboão da Serra, o isolamento social ainda continua baixo na cidade, segundo aponta o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo do Estado. A medida de adiantar as datas foi tomada tanto pela prefeitura quanto pelo Estado para tentar aumentar a adesão à quarentena, mas em todos os 5 dias de feriado prolongado o percentual ficou abaixo do 55% recomendado pela Secretaria do Estado d e Saúde de São Paulo.  

Na cidade, foi comemorado na quinta-feira, 21, o “Corpus Christi”. Já na sexta-feira, 22, o “Dia do Amor Misericordioso de Deus”, celebrado em homenagem à Santa Terezinha, a padroeira da cidade. Nesta segunda-feira, 26, também foi feriado por determinação do Governo do Estado, que antecipou a Revolução Constitucionalista de 1932, tradicionalmente comemorada no dia 9 de julho.

Na quinta-feira, 21, quando o feriado começou, o índice foi de 48%; na sexta, 22, o desempenho foi ainda pior, com 46%; no sábado, 23, o isolamento voltou para 48%; no domingo, 24, a adesão teve uma leve melhora e registrou 52%, mas ainda se manteve abaixo do recomendado. O último dia do feriado, na segunda-feira, dia 25, o isolamento voltou a registrar 48%.

Cidades da região

Apesar de terem tido desempenho melhor que em Taboão da Serra, as outras cidades da região que são monitoradas também não atingiram o valor ideal estipulado pelo estado.

Embu das Artes também antecipou feriados. Na quinta-feira, 21, foi comemorado o Dia da Consciência Negra e o isolamento ficou em 50%. Na sexta-feira, 22, foi ponto facultativo e 47% da população não saiu às ruas. Sábado, 23, o percentual foi de 51; domingo, 24,  foi de 54% e na segunda-feira, 25, ficou em 49%.

Em Itapecerica da Serra, que vinha tendo uma boa adesão à quarentena, o número voltou a cair. Na quinta-feira, 21, também foi comemorado o Dia da Consciência Negra, mas a cidade manteve apenas 49% da população em casa. Na sexta-feira, 22, foi ponto facultativo e o isolamento foi de 47%. No sábado, 23, o índice ficou em 50%; no domingo, 24, 54%, mas na segunda-feira, 25, a cidade voltou a registrar 49%.

Comentários