Clubes de Taboão da Serra criam cartilha informativa sobre coronavírus para ajudar população

Por Outro autor | 17/05/2020

A fim de colaborar na prevenção ao coronavírus na periferia de Taboão da Serra, os clubes de várzea BRISA Futebol Cultura Negra e SCÂNDIA Futebol Clube, clubes tradicionais do extremo sul de Taboão da Serra, lançaram em parceria no dia 14/04/2020 uma cartilha online (clique aqui para download) para fortalecer as informações sobre a pandemia tendo em vista que ainda tem muita gente que não segue as recomendações de prevenção divulgadas pela OMS nos bairros periféricos da cidade. As Cartilhas foram veiculadas nas redes sociais dos times, dos diretores e jogadores para divulgação geral.

O intuito das diretorias dos clubes é informar numa linguagem acessível a todos ? mandando o papo reto e sem tabus. Pois, para que nós possamos sair desta devemos lidar com a realidade, e na periferia nem sempre ficar "confinado" em casa é algo possível e seguro. Várias situações sociais envolvem a dificuldade que estamos observando nos bairros da quebrada para fazer o isolamento ser cumprido. Por isso é importante reforçar e informar as prevenções necessárias para evitar o alastramento nas zonas mais vulneráveis e buscar evitar um colapso na saúde e na segurança pública.

Reconhecemos que fazer quarentena para a população periférica implica uma porção de dificuldades que demonstra a baixa adesão às recomendações referentes a pandemia da covid-19, como as moradias precárias afetadas tanto pela estrutura quanto pelo convívio social familiar. A falta de acesso a internet (e de serviços de streaming como o Netflix, por exemplo), dificuldades de alimentar a família, falta de itens básicos de higiene, ou outros recursos também são razões para dificuldade de ficar em casa. Ademais, há a questão de ter que deixar as crianças em casa para ir trabalhar, muitas vezes sob o cuidado de idosos que são parte do grupo de maior risco. Dessa forma, sabendo que não há aula nas escolas, muitas vezes a saída é deixar as crianças sozinhas em casa para ir a luta e buscar a renda mensal da família, o que acaba também por correr o risco ? em especial para aqueles que não possuem rede de apoio para cuidar de suas crianças ? dos menores saírem às ruas a sós para brincar.

Além dos indicativos de sintomas, precauções e contatos importantes das UBS de Taboão da Serra, as diretorias dos clubes acreditam ser necessário adicionar pontos que tratam sobre a redução de danos como os cuidados para a não disseminação do covid-19 por meio de uso de álcool e de outras drogas, situação que foi tratada com seriedade devido a delicadeza do tema para a população e o poder público.

"Não associamos o uso de drogas a questão criminal, para nós, o abuso de entorpecentes está relacionado a saúde tanto física quanto psicossocial dos usuários, que além destes problemas tem que enfrentar a forma violenta que o poder público impõe sua opressão com relação ao tema de drogadição. Podemos afirmar que a legislação para tratar quem faz o uso dessas substâncias no Brasil é retrógrada e ratifica uma necropolítica institucionalizada." afirma Ramon Andrade, diretor de ambos os times.

Comentários