Secretaria de Transporte desmente fake news e diz que câmeras instaladas em Taboão são de segurança

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 8/05/2020

A Secretaria de Transporte emitiu um comunicado na tarde desta sexta-feira, dia 8, desmentindo as notícias falsas que circulam nas redes sociais sobre a instalação de novos radares em Taboão da Serra. Segundo a pasta, os equipamentos na verdade são câmeras de segurança que fazem parte Centro de Operações de Inteligência, anunciado pelo prefeito Fernando Fernandes em junho do ano passado para diminuir os índices criminais na cidade.

“Composto por equipamentos de última, o COI fará a inspeção, em tempo real e em 24 horas, das divisas do município e das vias de maior índice de criminalidade, por meio de Sistema de Vídeomonitoramento e Cercamento Eletrônico”, informou a nota.

Com as novas câmeras espalhadas pela cidade, que formaram uma espécie de "muralha", será possível monitorar por meio da placa os veículos que entram, saem e circulam na cidade. A vigilância permitirá que a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar efetuem um cerco policial e capturem assaltantes que venham roubar em Taboão da Serra.

Para ter maior eficácia, o centro de controle será interligado entre a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, a da Segurança e a de Defesa Social. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Defesa Civil também terão acesso às informações.

Confira a nota na íntegra:

Circula em redes sociais e em aplicativo de mensagens a FALSA NOTÍCIA de que a Secretaria de Transportes de Taboão da Serra instala equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade (radares) nas vias do município.

?A fim de evitar mal entendidos e eventuais transtornos que a fake news possa causar, esclarecemos:

1- Os novos equipamentos integram o Centro de Operações e Inteligência (COI), uma moderna Rede Integrada de Soluções, idealizada pelo prefeito Fernando Fernandes, para reforçar a luta contra a criminalidade no município, que tem escalada diária;

2- Composto por equipamentos de última geração, o COI fará a inspeção em tempo real, 24 horas por dia, das divisas do município e das vias de maior índice de criminalidade, por meio de Sistema de Vídeomonitoramento e Cercamento Eletrônico;

3- Para maior eficiência do projeto, o COI integra as pastas de Transportes e Mobilidade Urbana, a de Segurança e Defesa Social, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Defesa Civil, que irão compartilhar entre si as informações captadas;

4- Esclarecemos, por fim, que todas as informações referentes ao Processo Administrativo nº 29.269/2019 (PREGÃO PRESENCIAL Nº G-060/2019), feito para a contratação da empresa responsável pelo Objeto acima descrito, são públicas e estão disponíveis para consulta, por qualquer cidadão, junto à Prefeitura.

Comentários