Em aniversário atípico e sem festa, Itapecerica da Serra completa 143 anos nesta sexta-feira, 8

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 8/05/2020

Sendo o município mais antigo da região, Itapecerica da Serra, a "cidade-mãe", completa nesta sexta-feira, dia 8, 143 anos de emancipação político-administrativa. Apesar da data festiva, o aniversário do município será uma data atípica este ano devido à pandemia do novo coronavírus.

Com estado de calamidade decretado na cidade e a proibição aglomerações, a prefeitura não anunciou nenhum evento de comemoração, como geralmente acontece todos os anos no mês de maio.

O Desfile Cívico, que já virou tradição na cidade, também não vai ocorrer. Para tentar compensar a falta do evento, no entanto, será reprisado na página oficial da prefeitura o Desfile do ano passado, que teve como tema “Uma Viagem Fantástica ao Mundo da Literatura Infantil”, com a participação de alunos das escolas municipais.

O poder público também anunciou que, apesar de não haver comemorações, toda a quinta-feira de maio será postada, também na página oficial, uma foto antiga da cidade. Nesta semana, a foi postada uma imagem da Igreja da Matriz do Século XX.

História

Itapecerica da Serra teve origem no século XVI, com um aldeamento fundado pelos Jesuítas. O é de origem tupi-guarani, cujo significado é “pedra lisa”, ou “pedra escorregadia” (ita = pedra; pecerica = lisa, ou escorregadia). Inicialmente o termo era assim grafado: “Itapycyryca”.

Segundo a lenda, dois índios caminhavam por uma pedra grande, onde hoje se localiza o centro da cidade, quando um deles escorregou e disse: “ita!”; sendo que o outro respondeu: “pecerica!”, ou “pycyryca!”. 

A aldeia começou com a chegada de índios de Carapicuíba. Sob a custódia da igreja católica, a comunidade local cresceu. Recebeu as colônias da Alemanha e em 20 de fevereiro de 1841, Itapecerica da Serra foi elevada, pela segunda vez, à categoria de “Freguesia”. Itapecerica anteriormente já tinha sido elevada à Freguesia, mas perdeu a posição por um Decreto de 21 de março de 1832.

Em 1877, através da Lei Provincial nº 33, de 08 de maio, foi Itapecerica elevada à categoria de vila, por ocasião da criação do Município de Itapecerica da Serra. Nessa data é comemorado o aniversário da cidade. Meses depois, em novembro, Itapecerica emancipou-se do Município de Santo Amaro

Inicialmente, o território de Itapecerica englobava as áreas onde hoje se encontram os Municípios de Taboão da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra.

*Informações retiradas do site da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra

Comentários