Carnaval de Embu une alegria e descontração
Milhares de embuenses se reuniram no Parque Francisco Rizzo no sábado, dia 05 para comemorar o início do Carnaval. A programação empolgou a população mesmo na noite fria, e contou com a participação da Corte do de Embu, e com a banda Sequência que animou o público com uma diversidade de músicas, desde o sertanejo até as conhecidas marchinhas carnavalescas.
A Corte composta pelas belas Vanessa Fialho Carneiro, a Rainha, Iara Oliveira de Lima a Primeira Princesa e Mídia da Conceição Gama, Segunda Princesa, e o contagiante Rei Momo Ivanildo José dos Santos em seu quinto reinado, e que pretende candidatar-se para a Corte do Carnaval de São Paulo em 2010. “Eu amo o carnaval, a minha vida é o samba”.
Segundo o Secretário de Cultura, Paulo Oliveira, o investimento esse ano foi de aproximadamente R$ 150 mil distribuídos entre atrações, segurança, instalações de banheiros químicos, publicidade, entre outros. A estimativa é que diariamente durante o carnaval o Parque Francisco Rizzo receba 5 mil foliões, e no Santa Tereza entre 3 e 6 mil pessoas. “Esse ano a nossa festa visa um público mais caseiro, de embuenses e a população regional”, relata o secretário.
Às 23 horas a programação foi encerrada, e deixou os foliões com gostinho de “quero mais”.
No domingo, dia 6 a festa continuou no Jardim Santa Tereza. A Rua Belgrado foi tomada pelos blocos Menino Arteiro, Barata do Embu, Zumaluma, Kambinda, além de um dos mais tradicionais da cidade, o Unidos do Santa Tereza, que desfila há 28 anos. Também contou com a presença da Corte Embuense, além da Banda Primagia e do grupo Sequência.
Os Blocos que tiveram os seguintes temas: Kambinda, homenagem a Maria Margarida da Trindade e Nise da Silveira. O Menino Arteiro, Mulher e a Natureza, a Natureza da Mulher. Unidos do Santa Tereza, escolheu o tema Mulheres. Zumaluma, Resistência É Existência, com destaque para Zumbi, Mandela e outros ícones da cultura negra e o Barata de Embu teve seu enredo sobre A Bateria Nota 10.
O presidente do Bloco Unidos do Santa Tereza, Zezé, estava emocionando e muito contente com a empolgação do público sambando o tempo todo ao som da bateria, que teve à sua frente como destaque Flávio Camargo o qual contagiou à todos com seu carisma. “Carnaval é cultura, é a identidade do povo brasileiro, esse ano a nossa homenagem foi paras as mulheres”, diz o presidente do bloco.
A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal de Embu relatou que apesar da aglomeração de pessoas, nenhuma ocorrência atrapalhou ou comprometeu as comemorações de carnaval. E o Secretário da Cultura reforçou a segurança do evento. “Está tudo tranquilo, o pessoal realmente veio pra se divertir, o carnaval é isso, alegria e descontração”, falou Paulo Oliveira.