Taboão da Serra alcança marca de 20 mortes por coronavírus
A cidade de Taboão da Serra infelizmente alcançou a marca de 20 mortes decorrentes de coronavírus. A informação foi confirmada pelo prefeito Fernando Fernandes (PSDB) em um vídeo na noite desta segunda-feira, dia 27. Ainda não há dados sobre sexo, idade e local de falecimento.
Até agora na cidade há 162 moradores confirmados com coronavírus e 172 aguardando resultado de exame. 234 suspeitas já foram descartadas. A cidade teve um total de 586 notificicações.
Neste domingo, dia 26, a morte de um homem de 43 anos com síndrome de down foi divulgada e o total de óbito na cidade chegou a 19. Já na quarta-feira, 23, a cidade registrou mais 4 mortes e o total de vítimas fatais foi a 18. Todos os pacientes eram homens. Dois, de 74 e de 52, estavam internados no Hospital Geral de Itapecerica da Serra. O terceiro, de 74, no Hospital Geral do Pirajussara, e o quarto, de 49, no Hospital de Cotia,
Das 14, 11 foram de homens e mortes anteriores três de mulheres. Nove tinham acima de 60 anos. Cinco dos pacientes estavam internados em hospitais particulares e oito na rede pública.
Mais de 1500 pessoas já foram atendidas no Hospital de Campanha, sendo que destas, 60 ficaram internadas, 35 já tiveram alta e 16 apresentaram piora e tiveram que ser transferidos. O hospital atende pacientes com quadro leve e intermediário da doença.
Medidas de combate
Para tentar barrar o avanço da doença no munícipio, o prefeito Fernando Fernandes adotou algumas medidas. Na cidade, está decretado estado de calamidade pública e os comércios não essenciais estão proibidos de abrir por tempo indeterminado. As aulas da rede pública municipal também estão suspensas.
As ruas mais movimentadas e os locais próximos a hospitais e UBSs da cidade estão passando por higienização, com lavagem utilizando uma solução desinfectante de hipoclorito de sódio. A prefeitura também já iniciou a confecção e distribuição de máscaras para doar à população carente da cidade.
No município, também foi inaugurado o Hospital da Campanha, onde são tratados os pacientes leves e intermediários de Covid-19. São 57 leitos de baixa e média complexidade e 4 de emergência, que serão utilizados para pacientes que tiverem piora no quadro clínico e tiverem que ser transferidos para UTIs.
No sábado, 11, o prefeito Fernando Fernandes também informou que a Secretaria de Saúde usará a cloroquina no tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19 em Taboão da Serra. O medicamento, ainda de acordo com Fernandes, só será aplicado sob prescrição médica e com a autorização da família.