Uso de máscara passa a ser obrigatório em Itapecerica da Serra

Por Redação | 26/04/2020

O prefeito Jorge Costa (PTB) publicou na última quinta-feira, dia 23, um decreto municipal que tornou obrigatório o uso de máscaras em Itapecerica da Serra. A medida é para prevenir a propagação do Covid-19 da cidade.

As máscaras devem ser usadas nas ruas, nos comércios, no transporte coletivo, nas repartições públicas e em indústrias. A fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal (GCM), pelos agentes de trânsito, servidores do Procon e da Defesa Civil e outros agentes fiscalizadores.

Segundo o decreto, a abordagem deve ser feita para orientar, no entanto, “em caso de constatação de resistência ao cumprimento da imposição legal prevista no caput pelos comércios, indústrias, serviços e transportes públicos coletivos, serão cassados os Alvarás ou Licenças de Funcionamento”.

Os pedestres que não estiverem com o acessório podem ser impedidos de embarcar no transporte público, de entrar nos comércios, nas indústrias e nas repartições públicas da prefeitura.

A cidade já registrou cinco mortes por coronavírus e até este domingo, dia 26, outras quatro estavam em investigação. 65 moradores já foram confirmados com a doença e 164 já tiveram as suspeitas descartadas.

Além da obrigatoriedade das máscaras, a cidade tomou outras medidas para impedir a proliferação do novo coronavírus na cidade. Foi decretado estado de calamidade pública e apenas comércios considerados essenciais podem funcionar. As aulas também estão suspensas.

O Centro de Especialidades Médicas (Cem) da cidade também foi transformado em um Centro de Referência do Coronavírus para atender munícipes que possam ter sidos infectados pelo novo vírus.

Os velórios também estão limitados a receberem 20% da capacidade máxima prevista no Alvará de Funcionamento e o transporte coletivo terá de realizar limpeza dos ônibus e vans e disponibilizar álcool em gel aos passageiros.

Comentários