Taboão da Serra registra mais 4 mortes por covid-19; total de óbitos na cidade salta para 18

A cidade de Taboão da Serra registrou nesta quarta-feira, dia 22, mais quatro mortes decorrentes do novo coronavírus. Com os novos óbitos, o número de moradores que morreram infectados pela doença sobe de 14 para 18 casos em apenas um dia. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde, que ainda não divulgou sexo, idade e nem hospital onde os pacientes faleceram. 

Ainda de cordo com o boletim divulgado nesta manhã, Taboão da Serra teve 518 casos notificados. Deste número, além das mortes, já foram confirmados 135 casos de coronavírus e outros 160 moradores aguardam o resultado do exame. Outros 205 tiveram as suspeitas descartadas.

Taboão da Serra, que tem a maior densidade demográfica do país, com cerca de 13 mil habitantes vivendo por quilometro quadrado segundo o IBGE, segue sendo a cidade mais afetada pelo novo coronavírus na região.

Nesta semana, Taboão já tinha registrado 4 óbitos. Dois deles - de uma mulher de 49 anos com cardiopatia e de um homem de 50 sem comorbidade - foram divulgados no domingo, dia 19, e ocorreram no Hospital Geral de Itapecerica da Serra. Já os  outros dois foram informados nesta terça-feira, 21. Os pacientes eram dois homens que sofriam de doença cardiovascular crônica. Um deles, de 50 anos, estava internado no Hospital Santa Maggiore e também tinha obesidade, e o outro, de 60, estava Hospital Salvalus.

Das 10 mortes anteriores, oito foram de homens e duas de mulheres. Seis vítimas tinham acima de 60 anos. Quatro dos pacientes estavam internados em hospitais particulares e seis na rede pública.

Medidas de combate

Para tentar barrar o avanço da doença no munícipio, o prefeito Fernando Fernandes adotou algumas medidas. Na cidade, está decretado estado de calamidade pública e os comércios não essenciais estão proibidos de abrir por tempo indeterminado. As aulas da rede pública municipal também estão suspensas.

As ruas mais movimentadas e os locais próximos a hospitais e UBSs da cidade estão passando por higienização, com lavagem utilizando uma solução desinfectante de hipoclorito de sódio.  A prefeitura também já iniciou a confecção e distribuição de máscaras para doar à população carente da cidade.

No município, também foi inaugurado o Hospital da Campanha, onde são tratados os pacientes leves e intermediários de Covid-19. São 57 leitos de baixa e média complexidade e 4 de emergência, que serão utilizados para pacientes que tiverem piora no quadro clínico e tiverem que ser transferidos para UTIs.

No sábado, 11, o prefeito Fernando Fernandes também informou que a Secretaria de Saúde usará a cloroquina no tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19 em Taboão da Serra. O medicamento, ainda de acordo com Fernandes, só será aplicado sob prescrição médica e com a autorização da família.

Comentários