Embu terá primeira faculdade particular

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 3/11/2009

FPA, esta é a sigla da Faculdade Pólis das Artes, a primeira instituição de ensino superior particular de Embu das Artes. Autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), a FPA poderá oferecer a partir de 2010 inicialmente o curso de Administração. A informação foi dada ao prefeito Chico Brito pela educadora Maria do Carmo dos Santos Motta, diretora da faculdade e do Pólis Colégio, que recebeu a visita do prefeito na quinta-feira, 29/10.

Vinte e sete anos depois de fundar a primeira escola de educação infantil da cidade, na região do Jardim Santa Emília, um dos bairros mais antigos de Embu, a psicóloga e pedagoga Maria do Carmo concretiza mais um de seus sonhos. Tudo começou quando aos 19 anos a jovem universitária abriu a Escola de Educação Infantil Arco-Íris, precursora do Pólis. As aulas reuniam cinco crianças numa das salas da antiga casa da família Motta. A ampla residência na estrada de Itapecerica a Campo Limpo era uma referência do bairro quando passou a abrigar a escola.

O pioneirismo na educação é parte da história de Maria do Carmo e sua família. Quando os pais Marcelino e Maria dos Santos Motta vieram morar no bairro, há mais de 40 anos, não havia sequer uma escola pública. Preocupado com a educação dos filhos, o casal passava nas poucas casas do lugar, relacionando numa lista as crianças em idade escolar para reivindicar junto ao governo a abertura de um colégio. A iniciativa levou à criação do grupo escolar do Jardim Santa Emília, que mais tarde se tornaria a Escola Estadual Irmã Iria Kunz.
Faculdade de Artes

Com visão empreendedora, a empresária planeja ampliar o leque de cursos da faculdade, mas tudo no momento certo. “Penso também em colocar a faculdade de Artes, mas tudo com o tempo, se não há atropelos e nos perdemos no caminho. Se eu cheguei até aqui, foi porque respeitei cada momento. Eu acredito que tudo tem o nosso tempo e o tempo de Deus”, reflete Maria do Carmo.

Se ainda não está no curso de Artes, a identidade da faculdade com a “terra das artes” está em seu logotipo. Sob autorização da Prefeitura, parte do brasão da cidade foi aplicada ao símbolo da FPA.

Na modalidade de ensino superior, além da nova faculdade, o município conta com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – iniciativa do governo federal que prioriza a formação de professores em cursos gratuitos de graduação e pós-graduação à distância. Parte das vagas disponíveis é oferecida a não-professores.

Maria Regina Teixeira

Comentários