Três irmãos morrem com suspeita de coronavírus após festa familiar em Itapecerica da Serra

Por Redação | 9/04/2020

Com informações do Estadão

Após uma festa de aniversário em Itapecerica da Serra no dia 13 de março, três irmãos - Salete, de 60 anos, Paulo, de 61, e Clóvis, de 62 – faleceram com suspeita de Covid-19. Os óbitos aconteceram em sequência, um por dia, em hospitais onde estavam internados na região metropolitana. Eles tiveram sintomas graves da doença e família desconfia que a festa tenha sido a responsável por espalhar o novo vírus, já que dos 28 convidados, ao menos 13 também apresentaram sinais leves da doença. Os resultados dos exames para covid-19 ainda estão sendo aguardados.

Salete foi a primeira em que o coronavírus se manifestou. Após apresentar os sintomas, foi três vezes ao médico e somente na última vez pediram uma tomografia. As imagens apontaram que 60% do seu pulmão tinha sido afetado. Foi entubada e internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Logo em seguida, o estado de seus dois irmãos também se agravou.

Salete morreu na quarta-feira, dia 1. Clovis, na quinta-feira, dia 2. Paulo, na sexta-feira, dia 3. Todos eles tiveram os caixões lacrados e não puderam ser velados. Segundo a família, no primeiro enterro todos precisaram usar Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o corpo já foi direto ao túmulo, com a despedida de apenas uma oração da família.

“A gente não quer acreditar que uma catástrofe tão grande aconteceu na mesma família. E eu acho que o que piora um pouco essa situação de não aceitação principalmente é o fato de a gente não poder ver o corpo, velar, fazer um enterro como normalmente faria”, disse uma familiar em entrevista ao Estadão.

Todos os convidados não saíram do país e do estado neste ano, o que aumenta a possibilidade de ter havido um contágio comunitário. No dia da festa, o Brasil tinha 98 casos confirmados da doença, sendo 56 deles no território paulista. O isolamento social na data ainda não tinha sido decretado e as orientações ainda se restringiam à higienização pessoal. Somente dias depois as medidas do governo se tornarão tão rigorosas.  

Comentários