Plataforma EducaOnline oferece atividades educativas gratuitas para alunos de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 2/04/2020

Os alunos das escolas municipais de Taboão da Serra contam com uma nova ferramenta para garantir uma rotina de estudos e atividades durante este período de quarentena, em que as aulas estão suspensas. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a empresa Planneta Educação lançou na sexta-feira, 27 de março, a plataforma “EducaOnline”, que traz conteúdos tanto para a Educação Infantil, quanto para o Ensino Fundamental. Todo o conteúdo é gratuito. Para acessar entre em www.educataboao.com.br/educa-online.

Semanalmente serão disponibilizadas atividades pedagógicas, lúdicas e interativas e que estão alinhadas às Competências e Habilidades do Currículo municipal. Na plataforma, estão agregadas também propostas dos parceiros educacionais Mind Lab e Fundação Lemann, como os jogos de raciocínio do Programa Mente Inovadora e atividades de matemática da Khan Academy.

De acordo com o secretário de Educação, Prof. João Medeiros, o objetivo destas atividades é impulsionar o desenvolvimento dos alunos e fortalecer a integração familiar. “Neste momento que estamos em casa como forma de combate ao coronavírus, a plataforma EducaOnline será uma aliada dos alunos e de seus familiares, pois traz atividades lúdicas e interativas para serem feitas juntos e sem restrição de idade”, explica.

Para a Educação Infantil são propostas atividades lúdicas, como brincadeiras, contação de histórias, cantigas de roda, desenhos e atividades manuais como dobraduras para que haja interação entre adultos e crianças. Para os alunos com 4 e 5 anos e para os que estão matriculados do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, são oferecidas atividades com jogos de raciocínio da Mind Lab para serem feitas em família. Para ambos não é preciso se cadastrar, basta acessar o EducaOnline.

Já a plataforma Khan Academy traz vídeo aulas, atividades e desafios de matemática, de ciência e engenharia, português, economia e até história da arte. Para conferir os conteúdos, é preciso se cadastrar gratuitamente na plataforma. As atividades podem ser acessadas pelo computador ou através do aplicativo “Khan Academy”, disponível para download gratuito na Google Play Store e na App Store - Apple. 

Suspensão das Aulas

A Prefeitura de Taboão da Serra, seguindo as determinações do Governo de Estado de São Paulo, suspendeu, por tempo indeterminado, as aulas da rede municipal de ensino, como forma de evitar o avanço do coronavírus (COVID-19) na cidade. Durante o período quarenta não serão computadas faltas para os alunos da rede pública municipal e a reposição das aulas dependerá de recomendação do Ministério da Educação (MEC).

Desde o último dia 23 estão suspensas aulas e atividades escolares presenciais de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Também foi feita a recomendação para que instituições particulares fizessem o mesmo. A suspensão ocorreu de forma gradual e de 16 a 20 de março as escolas funcionaram normalmente, mas como a recomendação de que os pais e familiares que pudessem ficar com as crianças em casa não as enviassem para a escola.

 

Comentários