Estado não contabiliza mortes em Embu como casos de coronavírus
A Secretaria Estadual de Saúde não contabiliza as duas mortes de Embu das Artes divulgadas pela prefeitura como vítimas de coronavírus entre o Estado de São Paulo. O novo boletim emitido pela pasta no final da tarde desta terça-feira, dia 24, confirma que os novos óbitos registrados desde esta segunda-feira, dia 23, são da Grande São Paulo, mas não coloca Embu na lista de cidade com óbitos em decorrência do Covid-19.
No domingo, dia 22, a prefeitura de Embu emitiu nota oficial em suas redes sociais falando sobre as duas mortes. Segundo o comunicado, um dos moradores era do Jardim Pinheirinho, tinha 78 anos, e estava no Hospital Geral de Itapecerica da Serra. A segunda morte, ainda de acordo com a administração, foi de uma outra moradora, de 79 anos, que residia no Jardim Vista Alegre e faleceu em Sorocaba ao ir visitar a filha.
Polêmica
Após o anúncio, a morte da senhora de 79 anos gerou polêmica nas redes sociais. Diversas pessoas contestaram as informações dizendo que, na verdade, a mulher não havia morrido de covid-19, mas sim de infarto e que o atestado de óbito tinha sido, inclusive, publicado nas redes sociais pelo filho da idosa.
"Mentira!!!!!!!! A senhora que faleceu aqui no vista alegre, faleceu porque teve um infarto miocárdio, não tem nada a ver com o COVID-19. A nossa situação está sim crítica, mas não tem necessidade de mentiras", escreveu uma munícipe na publicação da nota oficial da prefeitura.
A reportagem entrou em contato com uma amiga da família que preferiu não se identificar , pois não tinha autorização para passar nenhum contato dos parentes. A moradora informou que após a publicação do vídeo do assessor do prefeito Ney Santos (Republicanos), Renato Oliveira, em que atribui a morte da idosa ao coronavírus, as pessoas começaram a propagar tal notícia por aplicativo de mensagens associando à moradora, que na verdade morreu por infarto.
A mulher ainda informou que no vídeo Renato não citou que a possível morte por covid-19 aconteceu em Sorocaba e afirma que a idade entre as duas idosas são diferentes. A divulgada pela prefeitura tem 79 anos e a outra senhora que morreu de infarto tem 73. Agora, segundo ainda relatou, a família, já bastante fragilizada, tenta checar com a prefeitura se de fato é mesmo caso que acabou sendo divulgado com a causa errada da morte ou houve um segundo óbito, mas por coronavírus de uma outra senhora.
A comunicação da prefeitura também foi procurada, mas até o momento não se manifestou sobre o caso. Já Renato publicou que “a informação divulgada por nós no último domingo, sobre a morte de uma moradora de Embu das Artes, que ocorreu no interior de São Paulo, nada tem a ver com o lamentável passamento da senhora que morreu de infarto”.