Itapecerica da Serra oferece sistema “drive-thru” para vacinação contra a gripe

Por Redação | 23/03/2020

A campanha de vacinação contra a gripe teve iniciou nesta segunda-feira, dia 23, e a cidade de Itapecerica da Serra está oferecendo sistema “drive-thru” para vacinação contra a gripe, ou seja, pessoas que forem de carro até as UBSs não precisaram desembarcar para receberem a dose. Nesta etapa, a vacina é destinada à população com mais de 60 anos e profissionais da saúde.  

O sistema foi implantado para impedir o contato dos idosos - que estão no grupo de risco do coronavírus - com o público nos postos de saúde. Apesar do sistema, quem não for de carro na UBSs também será vacinado, mas na tenda montada do lado de fora da unidade. A medida visa evitar aglomeração de pessoas e diminuir a possibilidade de transmissão do covid-19 na cidade.

Idosos e profissionais da saúde em Itapecerica da Serra devem procurar os postos de saúde mais próximos da residência para receberem a dose.

A vacina não tem eficácia contra o Covid-19, mas ajuda na triagem de pacientes, pois ajuda a diminuir os casos suspeitos. “A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde”, informou o ministério.

A etapa seguinte começa no dia 19 de abril e tem como com deficiência, povos indiginas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob alvo pessoas com doenças crônicas, professores da rede pública e privada, profissionais das forças de segurança e salvamento. Já no dia 9 de maio começa a última fase, destinada a crianças de 6 meses e a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, pessoas medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Comentários