9 caminhões são presos em Itapecerica

Nove caminhões carregados de entulho foram apreendidos em operação conjunta entre a Polícia Civil de Taboão da Serra e as Guardas Civis Municipais de Itapecerica e Embu das Artes, nesta sexta-feira (25) em um aterro irregular, na Estrada Marajoara, no bairro da Ressaca em Itapecerica da Serra. José Luiz de Freitas Pereira, dono do terreno foi indiciado.

A operação que durou toda sexta-feira aconteceu após uma denúncia anônima de que no local estava em funcionamento um aterro irregular. “Quando chegamos ao local, após solicitação do Delegado de Meio Ambiente Pedro Buk e dos Investigadores Juliano, Antônio e Ronaldo, constatamos juntamente com eles e os GCMs Viana e Rodrigues de Embu, que sete dos nove caminhões já haviam despejado o entulho e que a área de preservação ambiental onde existia uma lagoa foi encoberta pelo entulho”, revelaram os GCMs de Itapecerica Lopes e Prudes.

De acordo com o Boletim de Ocorrência elaborado na Seccional de Taboão da Serra, os responsáveis pelo aterro, alegaram que o local foi objeto de licenciamento e fiscalização pela CETESB, “conforme auto 01/2009, e, processo 108.025/06 juntamente com o pedido de desinterdição da área, termo de compromisso de desativação e pedido de prorrogação de prazo datado de 2009, mas sem conclusão até o momento”, ressalta o B.O.

Após a apreensão e a ratificação do Boletim de Ocorrência, os caminhões foram encaminhados para o pátio global de Itapecerica onde foram periciados neste domingo, assim como o local da denúncia.

Outras investigações

A Promotoria do Meio Ambiente de Itapecerica em ação conjunta com a Polícia Militar Ambiental e CETESB também investigam desde o início de fevereiro pelo menos sete locais irregulares de movimentação de terra, conhecidos popularmente como bota-foras, no município.

De acordo com o Promotor Gustavo Albano Dias da Silva, a promotoria instaurou inquérito civil para investigar todas as áreas, mas antes de qualquer decisão espera os laudos da Polícia Ambiental, Cetesb e Prefeitura. “Os laudos da Polícia Ambiental e da Cetesb já foram encaminhados, ainda não recebi da Prefeitura que tem o prazo de trinta dias que se expiram na metade de março. Após analisar todos os dados, marcarei uma reunião com a Prefeitura e proprietários das áreas, para propor um Termo de Ajustamento de Conduta, sujeito a multa diária pelo não cumprimento do termo”, explicou.

Segundo o Promotor Gustavo, o Termo que poderá ser ajustado com a Prefeitura ajudará na questão da fiscalização das áreas. “Com o termo a prefeitura terá o comportamento de fiscalizar as áreas de forma periódica, conforme as autorização de movimentações de terra dadas por ela”, finalizou.

Além da Promotoria de Justiça, a Guarda Civil Municipal também está combatendo os bota-foras. Todos os moradores podem denunciar a movimentação de terra e o despejo irregular de entulho anonimamente.

Para acionar a Guarda Civil Municipal é só ligar para os telefones: 0800 150 364 ou 153. Quem desejar falar com a Promotoria de Justiça deve ligar para 4666-4599 e pedir para falar com o promotor – Gustavo ou com o seu Assistente Carlos, não é preciso se identificar.

Confira fotos da apreensão:

entulho0

Caminhões são escoltados para a Seccional de Taboão

entulho1_1

Grande quantidade de entulho é constado no terreno

entulho2_1

Caminhões enfileirados em frente a Seccional de Taboão da Serra

gcm1

GCMs Lopes e Prudes participaram da ação conjunta

Comentários