Fernando Fernandes decreta estado de emergência na saúde de Taboão para prevenir coronavírus

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 16/03/2020

O prefeito Fernando Fernandes decretou nesta segunda-feira, dia 16, estado de emergência na rede de saúde de Taboão da Serra e informou em vídeo nas redes sociais uma série de medidas que serão tomadas.  As alterações são cautelares, já que não há registro de caso em investigação e nem confirmado até o momento no município.

“Não temos nenhum caso suspeito ou confirmado da doença, mas o momento é de nos prepararmos para diminuiu a possível transmissão, riscos e gravidades dos casos”, disse Fernando, que se reuniu pela manhã com secretários e equipes técnicas da saúde.

Além da suspensão de aulas da rede municipal de ensino anunciada neste domingo, dia 15, os cursos das escolas profissionalizantes Lado a Lado das atividades das Secretarias de Cultura, Esporte e Assistência social também serão interrompidos temporariamente. A recomendação é que escolas e faculdades particulares façam o mesmo.

Eventos públicos em locais públicos também estão proibidos para evitar aglomerações. Além disso, a prefeitura determinou que a empresa que opera o transporte público na cidade realize limpezas nos ônibus entre uma viagem e outra.

Ainda de acordo com o prefeito, as unidades de saúde só devem ser procuradas caso seja necessário. “Procure os serviços de saúde, em especial os prontos socorros, apenas se apresentar dificuldades respiratórias ou febre alta ou se avaliar de extrema necessidade”, disse

“Precisamos lembrar que coronavírus também é uma virose e acontece ao mesmo tempo que outras viroses respiratórias comuns. Por isso, insisto, vamos agir com responsabilidade”, recomendou Fernando, pedindo que as pessoas não saiam de casa sem necessidade.

Comentários